Novo conceito de desenvolvimento para Alt-Hohenschönhausen – a sua opinião conta!
Em 13 de outubro de 2025, Lichtenberg convida você a apresentar ideias para o redesenho da Großen-Leege-Straße. Envolva-se!

Novo conceito de desenvolvimento para Alt-Hohenschönhausen – a sua opinião conta!
Na segunda-feira, 13 de outubro de 2025, acontecerá um importante evento sobre desenvolvimento urbano em Alt-Hohenschönhausen. Sob a liderança do vereador Filiz Keküllüoğlu, as primeiras ideias e três variantes para o redesenho da Großen-Leege-Straße, desenvolvidas pelo escritório de planejamento do estúdio polymorph paisagistas, serão apresentadas no refeitório da escola primária de Wilhelmsberg, Sandinostraße 8, a partir das 18h00. às 20h00 Esta iniciativa visa melhorar o espaço da rua, recuperar o caráter do passeio e criar espaços recreativos atrativos, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos residentes.
É dada especial atenção aos temas do clima urbano, biodiversidade e utilização recreativa. Esta é uma das tarefas centrais do desenvolvimento urbano, que visa criar uma estrutura de assentamento viva e habitável. A Agência Federal do Meio Ambiente explica que o desenvolvimento urbano não deve apenas levar em conta os aspectos estruturais, mas também atender aos requisitos sociais e ambientais de acordo com o requisito de sustentabilidade do Código de Construção (BauGB).
Envolvimento dos residentes locais
A participação cidadã é o foco deste evento. Os vizinhos são convidados a contribuir com suas sugestões para ajudar a moldar os planos. Além disso, está prevista a participação online de 13 a 27 de outubro de 2025, que pode ser acessada no seguinte link: Minha Berlim. Os resultados desta participação serão apresentados em evento de acompanhamento na terça-feira, 2 de dezembro de 2025, onde será nomeada a variante a ser perseguida.
O desenvolvimento urbano segue uma estratégia abrangente que inclui a renovação urbana, a promoção da habitação sustentável e a criação de infra-estruturas sociais. Tudo visa melhorar a qualidade de vida nos distritos e eliminar queixas nas áreas mais antigas. Segundo a Agência Federal do Ambiente, tais medidas são essenciais para explorar o potencial existente e criar novas estruturas urbanas sustentáveis que também enfrentem os desafios das alterações climáticas.
O objetivo das cidades sustentáveis
A sustentabilidade deve ser parte integrante do desenvolvimento urbano. Isto significa ter em conta as necessidades de habitação, condições de vida e de trabalho saudáveis, bem como manter e criar empregos. As dimensões da sustentabilidade no desenvolvimento urbano incluem economia, questões sociais, ambiente e participação, que é promovida pela Agenda 21 local. O foco está na redução de novos usos do solo e na criação de estruturas urbanas compactas e mistas, conforme estabelecido no Livro Branco “Urbano Verde” de 2017.
Os esforços para o desenvolvimento sustentável nas cidades fazem parte dos objetivos globais de sustentabilidade. O Objectivo 11, que promove cidades e comunidades sustentáveis, reitera a importância do desenvolvimento urbano integrado. Os interessados podem encontrar mais informações sobre essas metas no Ministério Federal do Meio Ambiente em: Ministério Federal do Meio Ambiente.