Orçamento 2025/26: Cortes apesar do volume recorde em Lichtenberg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 18 de setembro de 2025, o BVV Lichtenberg aprovou o orçamento 2025/26, com cortes em áreas importantes e novos projetos.

Am 18. September 2025 beschloss die BVV Lichtenberg den Haushalt 2025/26, mit Kürzungen in wichtigen Bereichen und neuen Projekten.
Em 18 de setembro de 2025, o BVV Lichtenberg aprovou o orçamento 2025/26, com cortes em áreas importantes e novos projetos.

Orçamento 2025/26: Cortes apesar do volume recorde em Lichtenberg!

No dia 18 de setembro de 2025, teve lugar uma importante reunião do Conselho Distrital de Lichtenberg (BVV), na qual foi tomada uma decisão decisiva sobre a preparação do orçamento para os anos 2025/26. O prefeito distrital, Martin Schaefer (CDU), enfatizou o papel central do orçamento para a futura capacidade de ação do distrito. Em particular, é importante cumprir tarefas essenciais, ao mesmo tempo que são necessários cortes em diversas áreas, como a manutenção de espaços verdes e a manutenção de engenharia civil. Além disso, a limpeza secundária nas escolas será restrita.

O orçamento para 2026 deverá rondar os 1,17 mil milhões de euros, seguido de 1,16 mil milhões de euros para 2027. Apesar de um aumento de cerca de 200 milhões de euros no orçamento global, os novos fundos são em grande parte destinados a pagamentos de transferências. Contudo, em algumas áreas, como a juventude, as famílias e as infra-estruturas educativas, o financiamento deve permanecer estável e não ser cortado.

Investimentos e marcos

O planeamento de investimentos para o distrito mostra prioridades claras: O objetivo é transferir o departamento de saúde para um novo edifício na estação de metro Magdalenenstraße, bem como um novo local para o centro de educação de adultos (VHS) em Hohenschönhausen. Além disso, está prevista a criação de um centro de aconselhamento para mulheres, bem como o apoio à associação desportiva distrital e o reforço dos locais de encontro social nos bairros.

Além disso, estão planejados extensos projetos de construção, incluindo a nova construção da escola de jardinagem e a reforma da escola de culto em Friedrichsfelde. Estas medidas pretendem não só melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também contribuir para a estabilidade económica do distrito.

Orçamento participativo e participação

Paralelamente à discussão orçamental, o BVV também aprovou uma resolução sobre a lista de propostas para o orçamento participativo, que sublinha a participação contínua dos cidadãos nas decisões locais. O orçamento participativo, implementado desde 2013, permite que os residentes contribuam ativamente com as suas sugestões para a discussão sobre a utilização de fundos públicos. Estas abordagens participativas promovem um sentido de comunidade e fortalecem as estruturas democráticas no distrito buerger doméstico-lichtenberg.de informado.

As propostas das reuniões mais recentes do comité de acompanhamento mostram que é possível abordar uma variedade de temas, reflectindo a gama de interesses e necessidades da população de Lichtenberg.

Para mais informações sobre a preparação do orçamento e os desafios associados, consulte a publicação “The Budgeting of District Budgets”, do Dr. Jens-Peter Heuer, que fornece informações abrangentes sobre o processo e o quadro financeiro. Esses e outros materiais estão abaixo kommunalpolitik-berlin.de disponível.

Quellen: