Contra o esquecimento: leitura para comemorar lutadores de resistência local

Contra o esquecimento: leitura para comemorar lutadores de resistência local
A cultura de lembrança em foco: leitura "contra o esquecimento" ilumina a resistência ao socialismo nacional
Em 18. Setembro de 2024 , às 17:30 , há uma leitura pública significativa em Anton-Saefkow-Platz em Berlim. Organizado pelo escritório do distrito de Lichtenberg em cooperação com o Fennpfuhl E.V. Essa leitura visa preservar a memória das pessoas corajosas que foram perseguidas e assassinadas durante o tempo do socialismo nacional entre 1933 e 1945 devido ao seu compromisso com a liberdade e a humanidade.
O evento tem raízes históricas, que até a execução de três membros da resistência - Anton Saefkow, Franz Jacob e Bernhard Bestlein - exatamente 80 anos atrás, em 18 de setembro de 1944 . Você e muitos outros que admitiram suas crenças são pensados em uma leitura de aproximadamente 90 minutos. Os convidados proeminentes incluem o prefeito do distrito Martin Schaefer, Gesine Lötzsch, a atriz Gina Pietsch e a artista Olaf Ruhl. Uma grinalda também fará parte do programa para prestar o respeito falecido.
Martin Schaefer, prefeito do distrito, enfatiza a importância do grupo de resistência: "O grupo de resistência em torno de Anton Saefkow, Franz Jacob e Bernhard Bestlein está intimamente entrelaçado com a identidade do distrito de Fennpfuhl. Seu compromisso com um mundo pacífico, a democracia e a tolerância devem ser apreciadas. As ruas têm o nome dos membros deste grupo.
Por ocasião do 80º aniversário da execução, o evento memorial também é acompanhado por outras ações. Entre 18 de setembro de 2024 e 8 de maio de 2025, vários eventos menores estão planejados, que ocorrem em cooperação com iniciativas e associações locais. Acima de tudo, o projeto da edição do folheto "em torno da Fennpfuhl: Anti -Fascistas na boca de todos" de 2006 é uma reminiscência da resistência ao fascismo. Este folheto estará disponível na Biblioteca Anton-Saefkow e nas escolas da Fennpfuhl.
Essa leitura e os eventos que o acompanham não são apenas uma revisão do passado, mas também um lembrete importante para a geração atual e futura. Eles enfatizam os valores da tolerância e da dignidade humana e o incentivam a trabalhar ativamente para uma sociedade justa. A entrada na leitura é gratuita e não requer registro, o que promove a acessibilidade das informações e memórias para todos os cidadãos.