Vida e legado de Zenzl tedioso: uma história comovente em Pankow
Vida e legado de Zenzl tedioso: uma história comovente em Pankow
Comemoração de uma vida agitada: Zenzl tedioso
A vida da Crescença (Zenzl) Elfinger, mais tarde conhecida como Zenzl, foi perturbada pelos eventos extremos do século XX. Como colega ativa e esposa do publicitário Erich, ela lutou pelos valores e ideais que eram importantes para ela. Mas sua história levou reviravoltas trágicas, que eles moldaram até o final de suas vidas.
Uma luta comovente pela dignidade e liberdade
Após o destino cruel de seu marido, que foi assassinado no campo de concentração de Oranienburg, Zenzl continuou a lutar. Ela lutou não apenas por um funeral apropriado para Erich Mühsam, mas também por sua própria liberdade. Apesar dos avisos, ela fugiu para a União Soviética via Praga, apenas para entrar na turbulência da "limpeza" stalinista. Ela passou décadas sob custódia, armazém e exílio antes de finalmente encontrar refúgio na RDA.
Memória em Binzstraße 17
Desde setembro de 2015, uma placa em Binzstraße 17 em Pankow está comprometida com Zenzl, que morou lá até sua morte. Sua vida e lutas em movimento também podem ser encontradas na publicação "Procurando traços - mulheres em Pankow, Prenzlauer Berg e Weißensee" do Conselho Consultivo das Mulheres de Pankow. A partir de 2 de setembro de 2024, esta publicação está disponível a partir de uma doação de 5 euros do Oficial de Igualdade de Oportunidades no escritório do distrito.
Contate para mais informações
Para obter informações mais detalhadas sobre Zenzl e a placa em Binzstraße 17 em Pankow, você pode entrar em contato com o oficial de igualdade de oportunidades do escritório do distrito:
- nag