Financiamento artístico 2026: Ajuda para criativos perseguidos em Berlim!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2026, Berlim apoiará artistas e trabalhadores culturais de regiões em crise. Candidaturas possíveis até 25 de setembro de 2025.

Im Jahr 2026 fördert Berlin Kunst- und Kulturschaffende aus Krisenregionen. Anträge bis 25. September 2025 möglich.
Em 2026, Berlim apoiará artistas e trabalhadores culturais de regiões em crise. Candidaturas possíveis até 25 de setembro de 2025.

Financiamento artístico 2026: Ajuda para criativos perseguidos em Berlim!

O Departamento de Cultura e Coesão Social do Senado anunciou bolsas para apoiar artistas, meios de comunicação e trabalhadores culturais para 2026. Estas bolsas destinam-se especialmente a pessoas que foram forçadas a abandonar os seus anteriores países de residência devido a situações políticas. O prazo de candidatura aos programas de financiamento termina no dia 25 de setembro de 2025 às 14h00. relatórios berlim.de.

Um elemento central desta iniciativa é o programa de bolsas, que oferece aos atores culturais de Berlim a oportunidade de se candidatarem a bolsas de um ano. O objetivo é oferecer apoio a quem trabalha nas artes, nos meios de comunicação ou na cultura no início da sua carreira profissional em Berlim. O pré-requisito para a apresentação de uma candidatura é uma ameaça pessoal, por exemplo de perseguição política ou conflito armado, bem como a impossibilidade de continuar a actividade profissional devido a condições políticas. O valor do financiamento é até 2.500 euros por mês, devendo pelo menos 2.000 euros a pagar ao bolseiro.

Ofertas de financiamento adicionais

Uma oferta complementar é a “Extended Fellowship”, que se destina a instituições (hosts) que implementem uma bolsa com um bolseiro que necessite de proteção especial. O objetivo é fornecer apoio de acompanhamento a bolsistas em situações vulneráveis, a fim de continuarem o seu trabalho em condições seguras. O Instituto Goethe acrescenta que se a decisão de financiamento for positiva, os candidatos deverão apresentar um plano de financiamento atualizado com base no qual será determinado o montante do financiamento.

Um contrato regula as condições gerais do financiamento, incluindo o montante do financiamento e os direitos de utilização. O valor do financiamento é parcelado e os projetos devem ser acessados ​​até o final do ano. Após o término do projeto deverão ser apresentados diversos documentos, incluindo documentação fotográfica e o relatório final.

Promoção sustentável da arte e da cultura na Renânia do Norte-Vestfália

Além dos programas de financiamento de Berlim, os artistas e trabalhadores culturais, bem como as instituições culturais da Renânia do Norte-Vestefália (NRW), podem tirar partido do financiamento estatal. Essas bolsas abrangem áreas como artes visuais, cinema, novas mídias, literatura, música, dança e teatro. Além disso, existem oportunidades de financiamento interdisciplinares que também incluem educação cultural, sociocultura e diversidade. Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Cultura e Ciência da Renânia do Norte-Vestfália, como relatórios brd.nrw.de.

No geral, estes programas oferecem um apoio importante aos trabalhadores da arte, da comunicação social e da cultura em situações políticas difíceis e fortalecem a diversidade cultural na Alemanha e noutros países.