Comemoração cultural: Leitura contra o esquecimento no SO36

Am 9. Mai 2025 findet im SO36 eine Lesung zu verbotenen Texten von jüdischen, marxistischen und pazifistischen Autoren statt.
Em 9 de maio de 2025, uma leitura para textos proibidos de autores judeus, marxistas e pacifistas ocorrerá no SO36. (Symbolbild/MB)

Comemoração cultural: Leitura contra o esquecimento no SO36

Berlin, Deutschland - Em Berlim, uma leitura impressionante ocorreu em 9 de maio de 2025 no conhecido Punk Club SO36. Este evento foi organizado pelo Berlim Literaturhaus, o Thomas-Mann-Haus e a Villa Aurora em Los Angeles e se dedicou aos textos de autores judeus, marxistas e pacifistas, cujas obras foram queimadas por parte dos nacionais, Breathu, Bertkin, que é que o Rapper e a Malonda, que é que a Breathu.

O público, um público colorido entre 20 e 60 anos, experimentou uma leitura que começou alegremente, apesar da ocasião sombria. Os trabalhos apresentados abordaram emigração interna e externa, perda de identidade, guerra, racismo e consciência nacional. Tamanhos como Georg Kreisler, Mascha Kaléko, Hannah Arendt, Nelly Sachs, Bertolt Brecht e Kurt Tucholsky estavam entre os autores apresentados. Exemplo de textos como "Primavera sobre Berlim" de Kaléko e "The Nation" de Kreisler e "política externa" forneceram momentos pensativos.

Tradição já estabelecida

A leitura no SO36 não é a primeira do gênero. Cinco anos atrás, por ocasião do 85º aniversário do livro Burning, uma exposição especial sobre o papel das bibliotecas de Berlim foi desenvolvida na censura dos livros. Essa iniciativa ocorreu em cooperação com o fascismo e a resistência do museu ativo em Berlim E.V. e a biblioteca central e estadual Berlim. Como parte desta exposição, foi realizada a primeira “leitura de livros queimados”, que se encontrou com grande interesse e foi institucionalmente estabelecida como uma série anual.

Nos anos seguintes, o formato e os tópicos como o centésimo aniversário da lei eleitoral das mulheres foram integrados. Os trabalhos foram lidos como parte dessa tradição por vários autores, como Gabriele Tergit e Clara Zetkin. Como parte da Pandemia de Corona, as leituras foram produzidas como podcasts, o que facilitou o acesso ao conteúdo. O planejamento para a leitura deste ano, que lida com o tópico anti -semitismo, já começou sob a direção da equipe da biblioteca, já que Monika Sommerer deixa o projeto na primavera de 2023 e se muda para o Museu Judaico.

Impressões e Outlook

A leitura no SO36 foi chamada de experimento bem -sucedido. As palestras eram diferentes, mas a maioria dos poemas tinha menos de dois minutos de duração e ofereceu uma mistura bem -sucedida de textos bem conhecidos e desconhecidos. A palestra de Amewu, que causou arrebatamentos com a "Death Fugue" de Paul Celan, era particularmente urgente. Enquanto algumas palestras eram menos convincentes, o evento foi geralmente avaliado como um trabalho de lembrete e um sinal contra o esquecimento.

O evento não apenas oferece uma olhada nos desafios culturais do passado, mas também uma perspectiva sobre possíveis sequências. Outras leituras estão planejadas para sensibilizar as gerações futuras aos perigos da censura e do esquecimento histórico.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen