Clínica em Wittstock antes do fechamento: o ministério promete atendimento de reposição
A Ministra da Saúde de Brandemburgo, Britta Müller, informa sobre o fechamento planejado da clínica em Wittstock até 2027.

Clínica em Wittstock antes do fechamento: o ministério promete atendimento de reposição
Em 11 de setembro de 2025, a Ministra da Saúde de Brandemburgo, Britta Müller, comentará sobre a realocação dos serviços de saúde na região de Ostprignitz-Ruppin, em particular o fechamento iminente do hospital em Wittstock. Müller ressalta que a situação jurídica atual fala contra a manutenção da clínica e que o atendimento integral na região não corre risco. Mesmo na situação actual, os pacientes com doenças agudas, como AVC e acidentes, têm de ser transferidos para outras clínicas, uma vez que a unidade de Wittstock só oferece cuidados médicos especiais, nomeadamente em cardiologia e gastroenterologia. Müller explica que o hospital não pode continuar operando com isenção e que o fornecedor, KMG Kliniken Nordbrandenburg, está planejando um atendimento melhor no novo local em Pritzwalk.
Para garantir cuidados de saúde a longo prazo na região, o estado de Brandemburgo está a investir 460 milhões de euros de um fundo federal especial. As medidas previstas incluem a construção de centros de atendimento médico e policlínicas, também em Wittstock. O objetivo é garantir atendimento de emergência na região, enquanto a KMG Kliniken Nordbrandenburg quer fechar a unidade de Wittstock em 1º de janeiro de 2027. As áreas de cardiologia e gastroenterologia serão realocadas para Pritzwalk.
Futuro do hospital e mobilização pública
O prefeito Philipp Wacker apresentou duas petições no Parlamento do Estado com mais de 20.000 assinaturas para a preservação do hospital e anunciou uma mesa redonda com todos os envolvidos no final de setembro. Em uma conversa com o ministro Müller em Potsdam, foi discutido o futuro da localização do Hospital Wittstock. O ministro deixou claro que Wittstock não deve desaparecer do cartão de suprimento de Brandenburgo. Alterações nas ofertas hospitalares só devem ocorrer se novas formas de suprimento forem criadas para garantir que os cuidados de emergência sejam permanentemente garantidos.
É particularmente importante que o governo estadual reconheça a necessidade de melhorias no nível federal para as localidades rurais. O Ministro Müller sublinha que a versão actual da legislação é considerada inadequada. A troca sobre soluções futuras em Wittstock também é apoiada pela participação ativa do Ministério da Saúde na mesa redonda.
Reforma do sistema de saúde em Brandenburgo
O pano de fundo da discussão é a Lei de Melhoria dos Cuidados Hospitalares (KHVVG), que altera a base do planejamento hospitalar em Brandemburgo. A partir de 31 de julho de 2025, os hospitais de Brandemburgo poderão se inscrever em grupos de atendimento para atender às novas exigências da reforma hospitalar. O novo plano hospitalar estadual está programado para ser finalizado até o final de 2026.
Nesse contexto, as conferências regionais ocorrem com a participação de todos os atores relevantes, bem como a Associação de Médicos Estatutários de Seguro de Saúde e os Municípios, para fornecer aos cidadãos a reforma hospitalar de forma transparente. O objetivo dessa reforma é a criação de soluções baseadas em necessidades nos cuidados de saúde, a fim de promover a confiança dos cidadãos e fortalecer o sentimento de segurança. No entanto, as mudanças nos cuidados de saúde levam a medos e incertezas, para que a comunicação clara e transparente seja da maior importância. A última conferência regional ocorreu no outono de 2023 e, em 2024, houve inúmeros fóruns de diálogo em capacidades ambulatoriais e hospitalares.
Os próximos meses serão cruciais para os cuidados médicos em Wittstock e na região circundante, à medida que as discussões e o planeamento para reformar o sistema de saúde em Brandemburgo continuam a avançar.
Para uma visão mais detalhada da situação, remetemos para o relato de rbb24, o anúncio do Ministério da Saúde, Cuidados e Igualdade em mgs.brandenburg.de bem como informações sobre a implementação da reforma hospitalar mgs.brandenburg.de.