Kitas em Berlim: 3.000 funcionários greve devido à negociação coletiva e falta de funcionários.

Kitas em Berlim: 3.000 funcionários greve devido à negociação coletiva e falta de funcionários.

Educadores dos Centros de Crega do Estado em Berlim são chamados para uma greve de aviso de dia inteiro para quinta -feira. Segundo Verdi, cerca de 3.000 pessoas demonstraram em frente à Câmara dos Deputados.
De acordo com a União Verdi, cerca de 3.000 empresas de creche participaram de uma manifestação em Berlim na quinta -feira. Verdi já havia chamado a equipe da creche de propriedade estatal na quinta -feira para um dia de todos os dias Segundo Verdi, funcionários dos centros de creche estatais, mas também outras instituições como o Awo Berlin.

Antecedentes é a disputa de negociação coletiva para o serviço público dos estados federais. Verdi também queria apontar a falta de funcionários com a greve. Muitos educadores se sentiram sobrecarregados, foi dito.

Como parte do rali de greve em frente à Câmara dos Deputados em Berlim, a senadora educacional Katharina Günther-Wünsch (CDU) deve ser entregue a um indicador de risco coletivo na quinta-feira, que deve ser assinado por mais de 3.100 educadores. Como Verdi anunciou, diz -se que o senador se recusou a aceitar na quinta -feira.

Além dos trabalhadores da creche, assistentes sociais e educadores em escritórios de jovens, saúde e bem -estar social dos distritos de Berlim também querem renunciar.

Os sindicatos exigem 10,5 % mais salário para os aproximadamente 1,1 milhão de funcionários no serviço público dos estados federais, mas pelo menos 500 euros por mês. A comunidade de negociação coletiva dos estados federais ainda não enviou uma oferta. As negociações devem ser continuadas em dezembro.

Na quinta -feira, deve estar em greve em vários estados federais no serviço social e educacional, inclusive em Bremen e Hamburgo.

O protesto em Berlim está sob o otto "o akku está vazio. Especialmente através de grandes grupos, ruído e espaços estreitos, muitos educadores se sentem sobrecarregados nos centros de creche cotidianos. Muitas vezes, por exemplo, eles até levam o trabalho de documentação para casa, dizem funcionários. Eles também relatam que muitas vezes se trata apenas da custódia das crianças.

Segundo Verdi, cerca de 7.600 especialistas pedagógicos trabalham na empresa de propriedade da Kita, que fica em torno de um quinto dos locais da creche em Berlim.

Broadcast: rbb24 Inforadio, 16.11.2023, 8 da manhã

De acordo com um relatório de

Kommentare (0)