Cuidados com a infância: lutas do dia de ação contra a expulsão de lojas infantis em Berlim-Kreuzberg

Cuidados com a infância: lutas do dia de ação contra a expulsão de lojas infantis em Berlim-Kreuzberg

Instalações de cuidados infantis definem sinais contra o deslocamento até o dia da ação em Berlim

No fim de semana passado, houve um dia de ação em Berlim-Kreuzberg, no qual os jardins de infância e os berços colocam um forte sinal contra os aluguéis crescentes e a expulsão iminente de suas instalações. Com até 28 euros por metro quadrado, os custos de aluguel de muitas instalações simplesmente não são mais portáteis, Babette Starred do Centro de Creche de Berlim e da Associação Day Day (DAKS).

A situação é particularmente precária para aproximadamente 1.000 jardins de infância e berços em Berlim, com menos de 50 crianças que frequentemente alugavam lojas em ruas comerciais. Sem regulamentação de preços, eles são cada vez mais confrontados com aluguel gradual ou forçados a desistir ou se mover. Nos últimos dez anos, esse problema se intensificou significativamente, de acordo com um funcionário da Daks. Somente neste ano, houve oito novos casos de deslocamentos e aumentos maciços de aluguel.

As demandas de Daks são claras: um ponto de reflexão de aluguel para espaço comercial no qual instalações como os jardins de infância estão localizados, bem como uma prioridade de aluguel para projetos sociais e a abolição de benefícios fiscais para vaga. "Não podemos mais nos permitir investir em qualidade pedagógica para encher os sacos de especuladores imobiliários", enfatizou Spere.

políticos como a porta -voz verde Katrin Schmidberger apóiam as demandas das instituições e estão comprometidos em garantir que as associações de habitação urbana prefiram fornecer espaço comercial para fins sociais. Além disso, eles defendem que as concessões do estado garantam para que os jardins de infância possam garantir quartos a longo prazo, por exemplo, comprando.

Um dia de visita nos jardins de infância Kruemelkinder e Munkelrube também esteve no programa do evento do dia da ação. Outras instalações em Friedrichshain-Kreuzberg participaram de suas próprias ações para chamar a atenção para a situação precária das instalações de assistência à infância e solicitar apoio.

Kommentare (0)