Cetamina em psicoterapia: nova opção para pacientes com terapia fortemente?

Cetamina em psicoterapia: nova opção para pacientes com terapia fortemente?
Pro e Contra de cetamina em psicoterapia / informações sobre oportunidades e riscos de acompanhamento terapêutico com a cetamina anestésica
Apenas algumas pessoas permanecem sem melhorias após a psicoterapia. Na maioria dos casos, uma melhora significativa pode ser alcançada por diagnóstico e tratamento adequado. No entanto, existe um pequeno grupo de pacientes nos quais medidas psicoterapêuticas convencionais não são suficientes. A terapia que o acompanha com cetamina anestésica pode ser uma última esperança para essas pessoas. Nesses casos, as companhias de seguros de saúde cobrem os custos deste tratamento. No entanto, é importante que um anestesista prepare e acompanha o tratamento. A cetamina é particularmente útil para usar o aumento da neuroplasticidade do cérebro em sessões psicoterapêuticas e aprender novos padrões de pensamento positivo.
Existem inúmeras maneiras de usar cetamina na psicoterapia. Um desenvolvimento histórico de cetamina está intimamente ligado à descoberta do potencial psicodélico da substância sintética pelo professor Edward F. Domino na Universidade de Michigan. Atualmente, a cetamina é usada principalmente em medicina de emergência, mas também está sendo pesquisada na Clínica de Berlim Charité para o tratamento de doenças mentais.
O uso de cetamina na psicoterapia não é proibido, mas apenas permitido dentro da estrutura da chamada "Muse Off-Label". Isso significa que a cetamina não é oficialmente aprovada como medicamento para aplicações psicoterapêuticas. Ao administrar a cetamina como infusão, um anestesista deve preparar a terapia e o pessoal treinado deve acompanhar as fases terapêuticas.
Os custos de uma terapia baseada em cetamina são suportados apenas pelas companhias de seguros de saúde em casos excepcionais muito raros se todas as outras opções de terapia não tivessem êxito. A terapia pode ser feita por uma infusão ou por um spray nasal. No entanto, a infusão requer monitoramento mais rigoroso dos pacientes. Existem apenas algumas práticas ou clínicas psicoterapêuticas na Alemanha que oferecem terapia apoiada por cetamina.
A cetamina tem efeitos diferentes no corpo e na mente. Tem um efeito de aprimoramento do humor e pode interceptar tendências suicidas. Ao mesmo tempo, pode levar a estados dissociativos e sonhos de vigília, o que permite que os pacientes acessem memórias deslocadas. A cetamina também pode substituir os vínculos neuronais negativos e, assim, permitir mudanças positivas no pensamento e na atuação.
No entanto, também existem riscos ao usar cetamina. Em alguns pacientes, o medo pode surgir devido às condições incomuns. Pessoas com psicose, pressão alta, doenças cardíacas, após um derrame ou com um hiperativo não tratado da tireóide não devem ser tratadas com cetamina. O acompanhamento médico no uso da cetamina é imperativo e a renda a longo prazo não é possível porque isso pode levar a problemas urológicos.
Para as pessoas, nas quais os métodos convencionais de terapia não alcançaram o sucesso desejado, a terapia "uso off label" com cetamina pode ser uma solução possível. No entanto, é importante observar que essa forma de tratamento é consumida pelo tempo e pode precisar de vários ciclos para obter melhorias permanentes.
terapia dossiê e cetamina
Leia nossos artigos sobre o assunto:
- A história e a pesquisa da cetamina em psicoterapia
- Possibilidades e requisitos para terapia à base de cetamina
- Oportunidades e riscos de cetamina em psicoterapia
- Experiência relatórios e estudos sobre cetamina em psicoterapia
mais informações
Para pessoas que precisam de ajuda psicológica imediatamente:
- Cuidado pastoral por telefone: 0800.1110111 ou 0800.1110222
- JugendNotmail: