Kaufland cria emoção: um centavo para sacos de vegetais, mas por causa do meio ambiente?
A partir de 2025, Kaufland introduzirá uma taxa em sacos de frutas e vegetais. Associações ambientais criticam a lavagem verde e exigem um aumento de preço.

Kaufland cria emoção: um centavo para sacos de vegetais, mas por causa do meio ambiente?
A gigante do varejo Kaufland tem causado emoção desde o início do ano: os clientes agora devem pagar um centavo pelos chamados sacos plásticos de OUG ao comprar frutas e legumes. Isso está sob o pretexto de reduzir o consumo de plástico descartável e sensibilização de clientes a alternativas sustentáveis. A chefe do negócio de bens em Kaufland, Julia Herrmann, enfatiza que a taxa faz parte de uma estratégia de sustentabilidade de longo prazo. Mas, em vez de tornar as compras mais ecológicas, é criticado pela ajuda ambiental alemã (DUH), que denuncia essa medida como inadequada e como mera lavagem verde. De acordo com Barbara Metz, o gerente federal da DUH, um centavo não é suficiente para ter um impacto duradouro no comportamento de compra dos consumidores. Exige que os custos aumentem para pelo menos 20 centavos para causar mudanças no comportamento. In addition, she criticizes that Kaufland would like to continue to sell the plastic bags until the European bans in 2030, which is considered unethical, .
Proteção ou lucro ambiental?
A estratégia de Kaufland não é bem recebida por todos. Às vezes, os clientes ficam surpresos com a taxa adicional que tem sido efetiva desde janeiro. A medida foi introduzida por concorrentes como a ALDI em 2019. Enquanto Kaufland se baseia no cumprimento voluntário de seus objetivos de sustentabilidade, muitos argumentam que a introdução de um preço simbólico não representa uma solução real para o problema dos resíduos plásticos. O grupo Rewe também não pensa muito em preços; Ela explica que essa taxa quase não tem efeito de direção. Além disso, indica suas iniciativas existentes, como a renúncia de sacos plásticos e a introdução de alternativas reutilizáveis. De acordo com as autoridades de proteção ao consumidor, mais de 2,25 bilhões desses sacos plásticos foram usados na Alemanha em 2021, o que sublinha a urgência de uma solução eficaz, relata infranken .
berlin Live