Cada vez mais berlinenses sofrem de obesidade: número crescente de AOK altamente acima do peso segurado na capital

Cada vez mais berlinenses sofrem de obesidade: número crescente de AOK altamente acima do peso segurado na capital
Cada vez mais berlinenses sofrem de obesidade. De acordo com um relatório do AOK Nordost, todo nono AOK segurado na capital está muito acima do peso. Isso corresponde a um aumento de 35 % em comparação com dez anos atrás. O Distrito de Oberspree, em Treptow-Köpenick, é particularmente afetado.
Os dados do AOK mostram que o problema de excesso de peso grave em Berlim aumentou em geral. Em 2011, cerca de 8 % dos berlineadores segurados da AOK ainda tinham um diagnóstico de obesidade, enquanto era cerca de 11 % em 2021. No geral, pode -se supor que existem cerca de 380.000 pessoas.
Especialmente em Oberpree no distrito de Treptow-Köpenick ocorre com frequência. Quase cada quinto (19,1 %) é obesidade. Isto é seguido pelo Frauenviertel em Neukölln (17,2 %) e pelo bairro em torno de Cecilienplatz em Marzahn-Hellersdorf (16,8 %).
Esses números indicam que os moradores em particular são obesos em bairros socialmente desfavorecidos. Eles têm um risco 13 % maior de desenvolver obesidade em comparação com os residentes do mais rico Berlim Kieze. O AOK de pessoas desempregado tem um risco 22 % maior de obesidade.
O AOK Nordost pede metas de redução de ligação para o teor de gordura e açúcar dos alimentos. Empresas, creches e escolas também devem tomar mais medidas para agir contra a obesidade. Pessoas com obesidade têm o risco de voltar às costas, depressão, asma e DPOC da doença pulmonar.
As pessoasodipase também têm um risco 120 % maior de doenças cardíacas coronárias, um risco 450 % maior de diabetes e um risco 620 % maior de pressão alta. Além disso, as pessoas obesas do AOK têm um risco 36 % maior de câncer de cólon e um risco 46 % maior de câncer maligno.
O AOK Nordost enfatiza que os números são quase representativos porque é uma das maiores companhias de seguros de saúde de Berlim.