O aquecimento em Potsdam pode se tornar mais caro: o aumento do IVA planejado no gás garante custos mais altos a partir de 2024.
O aquecimento em Potsdam pode se tornar mais caro: o aumento do IVA planejado no gás garante custos mais altos a partir de 2024.
Berlin. A razão para isso é o aumento planejado do IVA para o gás até o nível original de 19 %. Atualmente, os cidadãos atuais pagam apenas sete por cento. Na verdade, a taxa de imposto reduzida não deve ser aumentada até o final de março de 2024. O governo federal já prevê isso para 1 de janeiro de 2024.
De acordo com o ministro das Finanças, Christian Lindner (FDP), os preços do gás se desenvolveram mais baratos do que o esperado, e é por isso que a taxa de imposto normal já é "responsável", diz ele. Os freios de eletricidade e preço do gás, por outro lado, devem ser estendidos até o final de abril de 2024. Com o aumento planejado no IVA, no entanto, seu efeito pode fracassar.
freio de preço do gás não aplica o aquecimento
O motivo disso são os preços do gás atualmente favoráveis de numerosos fornecedores. São por quilowatt hora (kWh) abaixo do preço a partir do qual o freio de preço do gás se aplica. O estado cobre apenas os custos gerados acima de 12 centavos por kWh. Se sua própria tarifa estiver abaixo, você pagará os preços mais altos do gás no caso de um aumento no IVA.
Se o governo federal decidir aumentar, se isso acontecesse em muitos lugares: um consumo médio anual de 20.000 kWh pagaria cerca de 18 euros a mais por gás se o IVA fosse aumentado. Os custos anuais aumentariam de 2.497 euros para 2.516 euros. O portal de comparação Verivox calculou isso.
O Ministério dos Assuntos Econômicos considera um aumento em problemático
em Brandenburg também, a preocupação com custos mais altos para os consumidores é justificada: "Nossa tarifa é menor que o preço que o freio de preço do gás cobriria", diz René Otto, do Prenzlau Stadtwerke. Especificamente, de acordo com Otto, um aumento no IVA significaria um aumento de preço de 0,95 centavos/kWh de 8,51 centavos/kwh para 9,46 centavos/kWh para cidadãos em Prenzlau.
The Energie Mark Brandenburg (EMB) também está sob o limite com seus preços. "Um aumento no IVA em todo o país levaria a um fardo, especialmente na temporada de aquecimento", disse o diretor -gerente Jens Horn.
O Ministério dos Assuntos Econômicos Brandenburg é semelhante: a pesquisa planejada do IVA "parece bastante problemática no meio da estação de aquecimento", diz Irene Beringer, porta-voz da imprensa do ministério. Um aumento para 19 % levaria ao aumento dos custos de energia para os consumidores. Para muitos brandenburgers, o freio de preço do gás não seria apoio financeiro devido às tarifas baratas, confirma Beringer.
aumentou um mês antes de
O aumento no IVA ainda não foi decidido. Se o Bundestag alterar a lei correspondente, os provedores de energia devem informar seus clientes em tempo útil. Se os preços forem ajustados, isso será comunicado aos consumidores um mês antes, diz René Otto, do Prenzlau Stadtwerke. As possíveis alterações de preço para serviços básicos devem até ser anunciados com seis semanas de antecedência.
maz
Kommentare (0)