Harald-Juhnke-Platz: Homenagem ao artista mais popular de Berlim!
Em 1º de setembro de 2025, a Harald-Juhnke-Platz em Berlin-Charlottenburg será inaugurada em homenagem ao lendário artista.

Harald-Juhnke-Platz: Homenagem ao artista mais popular de Berlim!
Na segunda-feira, 29 de setembro de 2025, a Harald-Juhnke-Platz em Berlim será inaugurada cerimoniosamente às 13h15. Isto acontece no cruzamento da Kurfürstendamm, Grolmanstrasse e Uhlandstrasse em Charlottenburg, local que está intimamente ligado ao trabalho do grande ator e animador Harald Juhnke. O prefeito de Berlim, Kai Wegner, e o conselheiro distrital Oliver Schruoffeneger participarão da cerimônia em homenagem ao nome da praça, que entrou em vigor em 1º de setembro de 2025.
A decisão de nomear foi aprovada pela maioria do conselho distrital de Charlottenburg-Wilmersdorf em 20 de março de 2025. Isso aconteceu como parte de uma moção apoiada pelas facções CDU, Verdes, SPD e FDP. A nomeação oficial é uma homenagem apropriada ao trabalho da vida de Harald Juhnke (1929-2005), que moldou a vida cultural de Berlim durante décadas e era conhecido em todo o país.
Uma voz para o legado de Juhnke
Além disso, foi realizado o levantamento legalmente exigido dos demais bairros e publicação no diário oficial. O prazo para contestações já expirou. Juhnke, que comemorará o 20º aniversário de sua morte em 1º de abril de 2025, está se juntando ao grupo dos maiores artistas da Alemanha, com uma carreira que dura cerca de cinco décadas. Seus talentos de atuação em vários filmes e peças são inesquecíveis.
Particularmente digno de nota é o Prêmio Ernst Lubitsch, que Juhnke recebeu em 1992 por sua atuação cômica no filme sátira “Schtonk!” recebido. Trata-se de diários falsos de Hitler que foram publicados na revista “Stern”. Sua interpretação do “Capitão von Köpenick” no Teatro Maxim Gorki e no filme de mesmo nome também será lembrada por muitos. Neste papel ele combinou suas raízes em um ambiente simples com seu talento para a transformação e suas habilidades cômicas.
Versatilidade e paixão
Juhnke, que nasceu em Charlottenburg em 1929 e cresceu em Wedding, atuou em diversos programas de entretenimento e era valorizado por sua versatilidade. No entanto, não se deixou desanimar por desafios pessoais, como os temas dos seus papéis no filme televisivo “The Drinker”, em que tratou dos excessos de álcool. Esta impressionante obra foi baseada num romance de Hans Fallada e reflete a realidade da vida de muitas pessoas.
O reconhecimento que Juhnke recebe postumamente ao nomear a praça não é apenas uma honra pelas suas realizações artísticas, mas também um convite aos berlinenses e a todos os visitantes para relembrarem o trabalho de uma vida de um homem que tocou o coração das pessoas durante décadas. A praça representará, portanto, não apenas um pedaço da história, mas também um local de memória de um dos maiores artistas da Alemanha.