Explodindo os preços dos imóveis em Berlim: entrevista com o contratante de construção Christoph Gröner

Explodindo os preços dos imóveis em Berlim: entrevista com o contratante de construção Christoph Gröner

Christoph Gröner, um dos principais construtores da Alemanha, tem seus negócios em Berlim, mas não está construindo nada na capital há dois anos. Apesar de seu apoio financeiro para a CDU de Berlim em 2020 e seu compromisso com as idéias social -democratas em um futuro fórum, explica Gröner que o edifício ecológico faz parte de sua estratégia corporativa. No entanto, os custos de construção aumentaram tanto que o espaço de vida acessível se torna cada vez mais utopia.

Em cidades como Munique, Hamburgo e Leipzig, os custos da construção e da terra variam significativamente, pela qual os preços crescentes para a construção de parcelas em Berlim são um problema especial. O desenvolvimento de aluguéis em Berlim desde as atividades de construção de Gröner em 2010 ilustra quanto os preços dos imóveis e o custo total da moradia aumentaram. Gröner enfatiza que a escassez de terras beneficiará os especuladores e que os construtores geralmente são imerecidos como bodes expiatórios, mesmo que eles tenham apenas margens estreitas.

Apesar de seu compromisso anterior com a construção de mais de 5000 apartamentos em Berlim, Gröner se retirou nos últimos dois anos devido aos preços da propriedade explodindo. A força econômica dos Berliners não é mais suficiente para cobrir os preços necessários do aluguel, o que torna o novo edifício economicamente pouco atraente. Isso significa que Gröner realoca seus investimentos em cidades com melhor poder de compra, como Colônia, Leipzig e Karlsruhe.

Gröner pede uma abordagem pragmática da nova habitação em Berlim e sugere o uso de áreas não utilizadas com mais eficiência para a habitação. Ele enfatiza a necessidade de manter as ideologias políticas fora da moradia e encontrar soluções comuns para escassez aguda de moradias. Gröner alerta que a falta de espaço de estar pode levar à agitação social e que a política deve agir com urgência para preservar os valores democráticos e garantir às pessoas um espaço de vida apropriado.