GROUP GROUP AG: Por que Christoph Gröner não está construindo em Berlim há dois anos?
GROUP GROUP AG: Por que Christoph Gröner não está construindo em Berlim há dois anos?
Christoph Gröner, como um dos construtores mais proeminentes da Alemanha, não construiu na capital há dois anos. Embora Gröner expresse sua orientação política como um social -democrata convencido, ele apoiou a CDU de Berlim em 2020 com uma doação de 820.000 euros. Em um futuro fórum de seu grupo Gröner em Berlim, ele falou sobre os desafios do edifício ecológico diante de custos de construção gravemente aumentados.
Os custos para a construção de apartamentos em várias cidades alemãs mostram um gradiente claro. Em Berlim, os preços dos imóveis de 2010 até hoje têm quase dez vezes, o que dificulta a realização de espaço acessível. Gröner enfatiza que o problema real não são os custos de construção, mas os preços exorbitantes de propriedades que deram a propriedade estreita a interesses especulativos.
Gröner vê o baixo poder de compra dos Berliners como a principal razão pela qual sua empresa se retirou amplamente dos eventos de construção de Berlim desde 2022. Os preços exponencialmente aumentados tornam os novos projetos de construção economicamente inúteis. Ele considera que o poder de compra de Berlim é inadequado em comparação com cidades como Colônia, Leipzig e Stuttgart, que tem um impacto negativo nos preços dos imóveis na capital.
A falta de vontade política e batalhas ideológicas vêem Gröner como um obstáculo à criação de espaço de estar acessível. Ele defende uma abordagem pragmática na qual a política deixa de lado discussões ideológicas e, juntamente com várias partes, desenvolve um plano mestre para a construção de moradias. Gröner enfatiza a necessidade de construir mais apartamentos de maneira rápida e eficiente, a fim de neutralizar a crescente falta de moradia e não dar espaço.