Conversação de Gröner: crise residencial em Berlim e sugestões para soluções

Conversação de Gröner: crise residencial em Berlim e sugestões para soluções

Christoph Gröner, um cliente de destaque na Alemanha, tem seu assento comercial em Berlim, mas ele não construi nada na capital há dois anos. Ele era um grande doador da CDU de Berlim, embora se descreva como um social -democrata convencido. Ele explica essa aparente discrepância com sua estratégia corporativa de construção ecológica. Segundo Gröner, os custos de construção não são o principal problema com o desenvolvimento do preço da habitação, mas o aumento dos preços dos imóveis extremamente aumentado.

Berlim experimentou uma mudança significativa nos últimos anos. Quando Gröner começou a construir em 2010, os preços dos imóveis foram muito mais baixos. Atualmente, os preços dos imóveis desempenham um papel crucial porque determinam a maioria dos preços do aluguel. Apesar do aumento dos custos de construção, Gröner vê o problema real em especulações com lotes escassos, o que leva a aluguéis inestimáveis. Ele enfatiza que o poder de compra dos Berliners não é suficiente para cobrir os altos custos de propriedade e ainda obter lucro.

Gröner construiu muito pouco em Berlim nos últimos anos porque os preços da propriedade explodindo prejudicam a lucratividade de novos edifícios. Ele ressalta que o poder de compra de uma cidade determina o preço imobiliário. Comparado a outras cidades da Alemanha, o poder de compra em Berlim é muito ruim para uma capital. Esse desenvolvimento significa que mesmo os berlinenses nativos geralmente não podem mais pagar um apartamento.

Para neutralizar a falta de moradia em Berlim, Gröner sugere um melhor uso dos recursos existentes, por exemplo, usando o uso mais eficiente da terra e a criação mais rápida da lei de construção. Ele enfatiza a importância de uma rápida implementação de projetos de construção e critica discussões ideológicas e bloqueios políticos que impedem a habitação. Gröner vê uma necessidade urgente de um plano mestre que possibilita criar mais espaço em Berlim de maneira rápida e eficiente.