A violência nas ruas de Berlim aumenta: Charité dá o alarme!
Berlim regista um aumento da violência física. O Charité documentou 298 lesões no primeiro semestre de 2024.

A violência nas ruas de Berlim aumenta: Charité dá o alarme!
As reportagens sobre a violência nas ruas de Berlim mostram desenvolvimentos preocupantes. Alto rbb24 No primeiro semestre de 2024, um total de 298 vítimas de violência física foram cadastradas na clínica de proteção à violência da Charité. Destes, 197 eram mulheres ou raparigas e 100 homens e rapazes. Isto sugere que as mulheres sofrem principalmente de violência física. Em todo o ano de 2024 foram examinadas 643 pessoas afetadas, o que representa um ligeiro aumento face aos 605 casos de 2023.
A clínica de protecção contra a violência documentou um total de 749 inquéritos até 30 de Junho de 2024, com um aumento adicional notável nos últimos anos. Além de documentar lesões em 1.594 casos neste período, o apoio no contacto com médicos ou polícia também foi destacado em 372 casos.
Uma tendência preocupante
A médica legista Larissa Amadasi disse que esses números representam apenas o “campo claro” da violência. As suas observações indicam um aumento da agressividade na sociedade. A importância deste desenvolvimento é reforçada pelo facto de o número de consultas canceladas e relacionadas com clínicas de protecção contra a violência ter diminuído significativamente nos últimos anos - de 154 em 2023 para 47 no primeiro semestre de 2025.
A clínica de proteção à violência, que existe desde a sua fundação em 2014 e é apoiada financeiramente pela administração da justiça, oferece documentação médica forense gratuita de lesões externas visíveis. Esta documentação é à prova de tribunal e pode ser usada em processos judiciais futuros. Além disso, os funcionários do ambulatório são obrigados a manter o sigilo, o que dá mais segurança aos atingidos. Você não precisa decidir imediatamente se deseja registrar um relatório e também pode arquivar a documentação para arquivá-la posteriormente.
Aumento da criminalidade violenta na Alemanha
No contexto destes desenvolvimentos está a situação geral do crime violento na Alemanha, que é ruidosamente Estatista revela sérios problemas. Em 2024, foram registados cerca de 217 mil crimes violentos, o maior número desde 2007. Estes crimes representam menos de 4% de todos os crimes registados, mas têm um impacto muito maior na sensação de segurança da população do que o roubo ou a fraude.
A Polícia Criminal Federal (BKA) suspeita que o aumento da criminalidade violenta desde 2021 se deve, entre outras coisas, às incertezas económicas e às pressões sociais que foram exacerbadas pela pandemia corona. Inquéritos recentes mostram que 94% dos alemães consideram a violência e a agressão, especialmente contra figuras públicas, como um problema grave.
A clínica de protecção contra a violência desempenha um papel crucial na abordagem destes desafios. Fornece não só documentação, mas também formação para aumentar a consciencialização sobre a violência doméstica e o abuso infantil. No ano passado, foram formadas 1.600 pessoas, proporcionando à população importantes competências de atualização para melhor apoiar as vítimas de violência.
 
            