Placa comemorativa da dupla pioneira ringl + pit inaugurada em Berlim!
Em 22 de setembro de 2025, uma placa memorial para o histórico estúdio fotográfico ringl + pit, fundado por Grete Stern e Ellen Rosenberg, foi inaugurada em Berlim-Steglitz.

Placa comemorativa da dupla pioneira ringl + pit inaugurada em Berlim!
Em 22 de setembro de 2025, o Departamento de Cultura e Coesão Social do Senado em Berlim inaugurou uma placa memorial para o renomado estúdio fotográfico ringl + pit. Esta placa está localizada na Schönhauser Straße 18a, 12157 Berlin-Steglitz. O estúdio, fundado por Grete Stern e Ellen Rosenberg (mais tarde Auerbach), existiu de 1929 a 1933 e teve uma influência significativa no desenvolvimento da fotografia na Alemanha.
O nome “ringl + pit” vem dos nomes de infância dos dois fotógrafos. Grete Stern, nascida em 1904, estudou gráfica e começou a treinar fotografia com Walter Peterhans em Berlim em 1927. Ellen Rosenberg, nascida em 1906, já havia parado de estudar escultura e também foi ensinada por Peterhans. Ambos os fotógrafos deixaram a Alemanha em 1933 devido ao regime nazista, que encerrou abruptamente a colaboração, mas a amizade permaneceu até o fim da vida.
Criatividade e inovação
O estúdio ficou conhecido pelos primeiros trabalhos profissionais e experimentou uma “nova visão”, um estilo vanguardista de fotografia. Seu trabalho foi caracterizado por uma abordagem lúdica à fotografia publicitária e de retratos. Enquanto Stern enfatizava elementos gráficos em suas fotografias, Auerbach acrescentava uma perspectiva espirituosa e irônica. Esta abordagem inovadora ajudou a questionar a imagem da fotografia moderna, predominantemente dominada por artistas masculinos.
Os sucessos do estúdio vão desde a colaboração com agências conhecidas como Mauritius até a publicação de seus trabalhos na revista gráfica comercial. Em 1933 ganharam o primeiro prémio na Exposition Internationale de la Photographie et du Cinéma em Bruxelas. Após a separação, Stern emigrou para Londres e mais tarde para a Argentina, enquanto Auerbach viveu na Palestina antes de se mudar para Londres e Nova York.
Uma comemoração importante
A placa memorial faz parte do programa de financiamento do Departamento de Cultura e Coesão Social do Senado para marcações históricas da cidade. Este programa tem como objetivo comemorar lugares importantes da história. Os painéis são feitos à mão pela Royal Porcelain Manufactory Berlin. A organização da inauguração e o texto do quadro foram desenhados pelo Aktives Museum Faschismus und Resistance de Berlim, enquanto a GASAG AG atuou como patrocinador principal e assumiu o financiamento.
Além da placa memorial, o trabalho de Stern e Auerbach será homenageado na exposição “The Shared New Vision of ringl + pit”, que ficará exposta em uma galeria de 20 de junho a 7 de dezembro de 2025. Aqui não são apenas mostradas as origens da dupla, mas também seu desenvolvimento artístico após a fuga da Alemanha.
No contexto mais amplo da fotografia, a exposição "Flashes of Memory. Fotografia durante o Holocausto" será apresentada no Museu de Fotografia de Berlim a partir de 24 de março de 2024. Esta exposição aborda a documentação visual do Holocausto através de fotografias e filmes realizados por fotógrafos judeus e não judeus e membros das forças armadas aliadas. Lança luz sobre as circunstâncias que rodearam a fotografia durante este período e fornece uma visão sobre o papel da fotografia como documentação e como meio de manipulação por parte do regime nacional-socialista.
Ambas as exposições pretendem celebrar a contribuição dos fotógrafos na documentação da história e da comemoração e lançar luz sobre o papel das mulheres na história da arte.