Memória da parede: memórias e lembretes para o futuro
Memória da parede: memórias e lembretes para o futuro
Em 13 de agosto de 2024, o 63º aniversário do Muro foi comemorado em Berlim e lembrou os trágicos eventos da divisão alemã. Este aniversário representa não apenas o estabelecimento de uma barreira física, mas também as inúmeras histórias de voo e resistência que ainda moldam a sociedade.Memórias de destinos e ações
Como parte do evento memorial, Frank Ebert, o oficial de processamento de Berlim, explicou quantas pessoas estavam tentando atravessar o muro, perderam a vida ou presas. Ele enfatizou que era importante ouvir as histórias de sobreviventes. Quatro testemunhas contemporâneas relataram impressionantemente sobre suas aventuras quando lançaram túneis de fuga ou agiram como um ajudante de fuga.Importância política da comemoração
O primeiro -ministro de Brandenburgo, Woidke (SPD), falou no Glienicker Brücke, que conecta Berlim e Brandenburgo, e lembrou as pessoas que perderam a vida na parede. Suas palavras eram um aviso de que a vontade à liberdade de um povo não pode ser suprimida permanentemente. Em seu discurso, ele enfatizou o significado da memória e que sempre temos que comemorar a vítima e as próximas gerações.
contexto histórico e ensino para o futuro
A construção do Muro de Berlim em 13 de agosto de 1961 pela RDA marcou o início de um novo capítulo na história alemã. Desde a construção até a queda do muro em 1989, houve pelo menos 140 mortes que morreram durante os julgamentos ou nas instalações da fronteira. Essas lembranças dolorosas servem como um lembrete importante de que a liberdade deve ser defendida todos os dias.
Um legado duradouro
Os eventos para o aniversário são mais do que meras lembranças; Eles são uma expressão do exame contínuo da própria história. Eles mostram como é importante preservar os ensinamentos do passado para defender os valores da liberdade e da união no futuro.
- nag
Kommentare (0)