Paz ou guerra? A mudança nos valores sociais na Alemanha
Paz ou guerra? A mudança nos valores sociais na Alemanha
41 anos atrás, a encantadora cantora pop Nicole venceu o palco do concurso de músicas do Eurovision com sua música "A Little Peace". Uma música que parecia uma piada para muitos: "Um pouco de paz, um pequeno sonho e que as pessoas não choram com tanta frequência". Mas os tempos mudaram! As reações irônicas da banda de discoteca punk Daf, que rebateu com "A Little War", parecem quase proféticas hoje. Porque, embora as leves melodias dos últimos dias tenham desaparecido, a palavra "paz" é mais do que nunca vista com ceticismo.
Em um mundo em que o pedido de paz é descartado como ingênuo, as pessoas estão divididas. As vozes que chamam que precisamos nos defender, mesmo sem atacantes, estão ficando mais altas. "Tempos pesados" - essas metáforas do sofrimento, que o poeta Erich friou uma vez formulou, parecem mais atuais do que nunca. Os relatórios não são menos perturbadores na mídia. A indústria de armamentos floresce nesse medo que o país toma, e a política fala de uma Alemanha "Pronto de guerra".
A massa aumenta para a paz
Na quinta -feira, impressionantes 30.000 pessoas se reuniram em Berlim para demonstrar a paz. A mensagem foi clara e clara no transparente: "A paz não é uma palavra de juramento!" Mas, no meio dos pedidos após a paz, existe o risco de que uma "guerra" seja considerada em alguns lugares como desejável. A euforia passada terminou e o tom rastejante e sério substitui as melodias despreocupadas.
Na discussão política, o chamado é alto para desenvolver uma atitude "realista" em relação à OTAN. Mas o que isso realmente significa? Enquanto os jovens chamam suas armas na mídia - "Se eu lutar, então pela Europa!" - A contradição permanece: essa ainda é a voz da razão ou a realidade desesperada?
Uma luta entre esperança e desespero
Nestes tempos difíceis, quando não há mais lados da mesma medalha para muitos "paz" e "guerra", surge a pergunta: quanta paz realmente precisamos? Ou talvez não seja mais sobre paz, mas sobre a sobrevivência em um mundo ameaçador? As manifestações em Berlim são um testemunho animado da luta entre essa esperança de paz e o medo da guerra profundamente enraizado. O ato de equilíbrio está ficando mais estreito!
Kommentare (0)