Universidade gratuita de Berlim: disputa sobre a vila planejada de contêineres

Universidade gratuita de Berlim: disputa sobre a vila planejada de contêineres

O Uniwelände no Thielallee 63 em Berlim-Dahlem é o foco de discussões controversas, porque o Senado planeja construir uma vila de contêineres para 260 refugiados lá. No entanto, isso encontra resistência, especialmente na Universidade Livre (FU), que realmente deseja usar o local para fins de pesquisa e ensino. A administração da universidade se sentiu ignorada porque apenas aprendeu com a mídia com os planos do Senado. A Universidade enfatizou sua vontade de apoiar os refugiados, mas deixou claro que a propriedade de 2023 será necessária para seus próprios projetos de construção.

A coordenadora de refugiados de Berlim, Albrecht Broemme, vê uma solução na acomodação temporária dos refugiados, desde que a propriedade permaneça não utilizada. No final de março, o Senado decidiu construir 16 aldeias adicionais de contêineres em Berlim, a fim de neutralizar a emergência aguda de emergência para os refugiados. Embora os locais estejam planejados principalmente na parte oriental da cidade, novas aldeias de contêineres também devem ser criadas em outros distritos, incluindo Steglitz-Zehlendorf.

A rejeição da acomodação de refugiados na área universitária pela FU levou ao ridículo e às críticas na rede. Alguns usuários questionam o suposto cosmopolitismo e tolerância da universidade e acusam seu racismo e intolerância. A discussão sobre a internet mostra que a decisão do FU se deve à incompreensão e indignação, especialmente em vista da crise humanitária e à necessidade aguda de acomodações de refugiados em Berlim.