Festival Mulheres em Arquitetura: o futuro da arquitetura se torna mulher!

Festival Mulheres em Arquitetura: o futuro da arquitetura se torna mulher!

Berlin, Deutschland - De 19 a 29 de junho de 2025, o festival “Mulheres em Arquitetura” (WIA) acontece na Universidade Técnica de Berlim. O objetivo deste primeiro festival nacional para a visualização de mulheres em arquitetura, design de interiores, planejamento de espaço urbano e aberto, bem como construção e construção de engenharia, é aumentar a visibilidade das mulheres em profissões relacionadas a arquitetura e promover o discurso sobre a prática de planejamento. Como rbb24 relatou a Anapama Kundoo, em Tul.

A exposição mostra vídeos nos quais as questões de arquitetura do arquiteto falam. Entre outras coisas, Jeanne Gang, uma conhecida arquiteta americana que ganhou consciência com a St. Regis Tower, terá a oportunidade de falar sobre seus métodos de design. O festival foi iniciado em Berlim em 2021 pela rede Architect Network para aumentar a conscientização das mudanças necessárias na prática de planejamento e agora está organizada em toda a República Federal, liderada pela Berliner e pela Câmara Federal de Arquitetos.

discussão e desafios na arquitetura

A situação atual na indústria da arquitetura continua sendo desafiadora. De acordo com pesquisas da Câmara Federal de Arquiteto, 70% dos cargos de gerenciamento na arquitetura dos homens são ocupados por homens, embora mais mulheres estejam estudando arquitetura do que homens. Mary Dellenbaugh-Losses ressalta que as posições em período integral são frequentemente a única opção em escritórios, o que dificulta a concilia a família e o trabalho. Esses desafios são uma expressão de um passado no qual as cidades foram planejadas principalmente por um tipo masculino, branco e empregável de seres humanos. Como resultado, há uma falta de várias perspectivas no planejamento que são cruciais para as necessidades de uma sociedade inteira.

Outro item do programa é a exposição "Sua cidade é construída para você?", Que examinará os lugares de Berlim em relação à sua inclusão. Além disso, o WIA ilumina o papel profissional das mulheres na arquitetura através de uma variedade de projetos. A Galerie de Berlimische também mostrará retratos de arquiteturas da RDA que estavam significativamente envolvidas no estabelecimento de Berlim Oriental. O tear coletivo da Universidade de Tecnologia de Berlim organiza palestras e uma exposição intitulada "Design for Women".

Uma abordagem inclusiva para a construção de cultura

O festival também lida com o importante tópico de acessibilidade na arquitetura. A acessibilidade visa tornar edifícios e espaços públicos acessíveis a pessoas com restrições físicas ou sensoriais e reduzir as barreiras. A discussão sobre diversidade na sociedade é promovida ao considerar diferentes origens culturais, gênero, idade, orientação sexual e deficiência. No passado, as instituições eram frequentemente projetadas sem levar em consideração as necessidades das pessoas com deficiência, o que restringiu severamente o acesso. Muitas pessoas, especialmente em uma cadeira de rodas, tinham dificuldades com as escadas, já que rampas ou elevadores estavam faltando.

Ao planejar edifícios sem barreira, a diversidade cultural e os requisitos específicos de diferentes comunidades também devem ser levados em consideração. A integração da diversidade na arquitetura significa respeitar e envolver identidades e formas culturais de expressão. Isso requer a adaptação do design de interiores a diferentes necessidades, a fim de criar uma sociedade inclusiva e justa na qual todos podem participar de uma igualdade.

Anapama Kundoo também planeja uma nova plataforma para a visibilidade das mulheres em arquitetura, na qual os vídeos da exposição devem ser disponibilizados online. As partes interessadas podem ler sobre todo o programa e outros eventos durante o festival no site wia-festival.de

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)