Abertura da nova estação Jelbi em Friedenau: mais veículos compartilhados para todos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Abertura da estação Jelbi em Friedenau em 16 de junho de 2025 para melhorar as ofertas de mobilidade urbana e compartilhamento em Berlim.

Eröffnung der Jelbi-Station in Friedenau am 16. Juni 2025 zur Verbesserung urbaner Mobilität und Sharing-Angebote in Berlin.
Abertura da estação Jelbi em Friedenau em 16 de junho de 2025 para melhorar as ofertas de mobilidade urbana e compartilhamento em Berlim.

Abertura da nova estação Jelbi em Friedenau: mais veículos compartilhados para todos!

Em 16 de junho de 2025, a estação Jelbi U Friedrich-Wilhelm-Platz/Schmiljanstrasse foi oficialmente aberta em Friedenau. O vereador da cidade distrital Dr. Saskia Ellenbeck e Michael Bartnik, vice -chefe do departamento Jelbi do BVG, enfatizaram a importância dessa instalação. Faz parte da primeira rede Jelbi Cross-District, que deve oferecer aos moradores da cidade uma nova solução de mobilidade integrada.

A nova estação permite que os usuários aluguem e estacionassem veículos, como veículos de duas rodas e carros de maneira agrupada. A reserva é feita pelo aplicativo Jelbi, que permite o uso abrangente de serviços de mobilidade em Berlim. Este aplicativo abrange todas as necessidades de mobilidade e também oferece acesso ao planejamento, reserva e pagamento de viagens, o que facilita a mudança entre diferentes meios de transporte. Os usuários podem usá-lo para escolher e comparar viagens baratas de ônibus ou trem, movinos eletrônicos, bicicletas, táxis e carros jelbi

Ofertas de mobilidade expandida em Friedenau

A rede parcial Friedenau, que está em operação desde o início de maio, compreende um total de quatro locais Jelbi. Estes foram criados estrategicamente perto de paradas de transporte público e Schloßstraße:

  • Estação Jelbi U Friedrich-Wilhelm-Platz/Schmiljanstraße
  • Jelbi-Point U Friedrich-Wilhelm-Platz/Wiesbadener Straße
  • Jelbi Point U Walther-Scheiber-platz/lefèvrestraße
  • Jelbi-Point U Walther-Schreiber-platz/Peschkestrasse (temporariamente bloqueado devido ao canteiro de obras)

Um objetivo central dessas medidas é aumentar a disponibilidade de compartilhamento de veículos perto de importantes nós de trânsito. A introdução de uma "zona jelbi" na rua pública fora do anel S-Bahn deve garantir mais ordem e clareza. Lá, até 14 locais Jelbi estão planejados a cada 200 metros, equipados com uma zona de estacionamento digital para compartilhar duas rodas para evitar estacionamento selvagem.

Nesse contexto, Michael Bartnik enfatizou a importância da ordem para caminhadas e ciclovias. A coordenação de uma patrulha de pé dos quatro provedores de scooter é garantida por Jelbi. Além disso, os usuários podem relatar aluguel ou scooters estacionados incorretamente pelo lado do registro Jelbi, o que levou a uma metástica metade dos relatórios mensais de estacionamento falsos desde maio.

Integração do planejamento de mobilidade

Os desenvolvimentos em Berlim estão alinhados com os objetivos do desenvolvimento urbano integrado e planejamento de mobilidade, que são financiados pelo Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital. Novos conceitos de mobilidade urbana não devem apenas reduzir a poluição ambiental, mas também promover oportunidades iguais e diversidade da vida urbana difu . A combinação de planejamento urbano, comportamento de mobilidade e inovações tecnológicas promove a coexistência urbana sustentável.

No geral, as novas ofertas do Jelbi ajudarão a melhorar ainda mais a mobilidade em Berlim e aumentar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Este projeto mostra como as abordagens inovadoras no planejamento da mobilidade podem atender às necessidades dos moradores modernos da cidade e dos desafios das mudanças climáticas.