Crimson Sunday encanta em um castelo no ar – mas onde estão os fãs?
Em 3 de setembro de 2025, o Crimson Sunday fará um concerto íntimo ao ar livre no castelo aéreo Tempelhofer Feld, em Berlim.

Crimson Sunday encanta em um castelo no ar – mas onde estão os fãs?
Ontem à noite, 3 de setembro de 2025, aconteceu um show da banda Crimson Sunday no castelo aéreo Tempelhofer Feld, em Berlim. Devido às condições climáticas desfavoráveis – nuvens escuras e ameaça de chuva – o evento ao ar livre foi equipado com bancos de cerveja e mantas para proporcionar certo nível de conforto aos poucos presentes. Apesar da capacidade de 300 a 400 pessoas, estiveram presentes apenas cerca de 20 espectadores, o que realçou ainda mais o ambiente intimista planeado. Um espectador leu um livro durante o concerto, o que contribuiu para a atmosfera especial da noite. De acordo com rbb24, muitos lamentaram a falta de público, considerando que o Domingo Carmesim raramente se apresenta.
A poderosa dupla berlinense formada por Leon (guitarra e voz) e Thommi (baixo) impressiona com um estilo musical inspirado nos sons dos anos 1960 e 70, além de influências modernas como as de Coldplay e Noel Gallagher. Seu som combina elementos de música de compositores e rock'n'roll e é conhecido por melodias intensas e ritmos cativantes. Informações sobre a banda também podem ser encontradas em berlin.de, onde suas apresentações ao vivo são descritas como inesquecíveis.
Desafios financeiros do castelo no ar
No entanto, o castelo no ar, que funciona como local de eventos, está sob pressão financeira - os custos anuais de construção e desmontagem ascendem a 100.000 euros. Para enfrentar esses desafios, está em andamento uma petição para que o castelo no ar possa permanecer permanentemente em Tempelhofer Feld. Esta iniciativa visa preservar e promover a diversidade cultural de Berlim.
Os problemas enfrentados por atores culturais menores, como o Castle in the Air, não são incomuns. Muitas vezes faltam recursos para uma presença digital adequada. Esta realidade levou ao desenvolvimento da plataforma kulturdaten.berlin, que visa criar uma infraestrutura digital aberta para dados culturais em Berlim. Não só instituições, mas também grupos, coletivos e artistas solo podem utilizar esta plataforma para publicar os seus perfis e ofertas.
Resta esperar que a atmosfera única e a contribuição musical do Domingo Carmesim cheguem a mais pessoas, a fim de manter viva a cena cultural em Berlim.