Vila de contêineres ou edifício universitário? Conflito de acomodação de refugiados
Vila de contêineres ou edifício universitário? Conflito de acomodação de refugiados
A propriedade na Thielallee 63 em Berlim-Dahlem, que está sendo usada atualmente como estacionamento, deve ser usada pelo Senado para construir uma vila de contêineres para acomodar 260 refugiados. Isso se baseia principalmente na resistência na universidade gratuita, já que a universidade quer construir um edifício para ensino e pesquisa lá. O coordenador de refugiados de Berlim, Andrea Güttner, se defendeu contra o uso da propriedade para acomodações de refugiados porque é necessário para fins de ensino e pesquisa.
A universidade gratuita se sente terminada, já que a administração da universidade não foi incluída na decisão. Embora a universidade esteja fundamentalmente disposta a apoiar o povo refugiado, ela ressalta que a propriedade de 2023 será necessária para seus próprios projetos de construção. A Universidade propõe usar edifícios vazios da Agência Federal de Imóveis para acomodações de refugiados, em vez de reivindicar a área da universidade.O representante especial para questões de refugiados no Senado, Albrecht Broemme, enfatiza que os refugiados são possíveis na área da universidade, desde que esteja quebrado. Ele exige um tempo para o novo edifício planejado da Universidade e aponta que mais aldeias de contêineres em Berlim estão planejadas para neutralizar a falta de apartamentos para os refugiados.
A discussão sobre acomodações de refugiados na área do universo em Berlim mostra novamente os desafios na criação de acomodações adequadas para os refugiados na cidade. A resistência por parte da universidade livre e as reações na Internet refletem diferentes visões e opiniões sobre esse tópico sensível.