Christoph Gröner para a crise da construção: os preços da terra trazem moradias em Berlim paradas

Christoph Gröner para a crise da construção: os preços da terra trazem moradias em Berlim paradas

Christoph Gröner, um dos construtores mais proeminentes da Alemanha com seu assento comercial em Berlim, não iniciou nenhum projeto de construção na capital há dois anos. Gröner foi considerado um doador generoso da CDU de Berlim em 2020 com uma doação de 820.000 euros. Ele comentou o Future Forum de seu grupo Gröner em Berlim como um social -democrata convencido, o que pode parecer surpreendente à primeira vista.

Gröner enfatiza que os problemas reais de custo na habitação não estão quando se desenvolvem, mas com o aumento dos preços dos imóveis. Por exemplo, os preços da construção de terras em Berlim têm quase dez vezes desde 2010. Esse aumento drástico significa que o espaço de vida em Berlim se torna mais caro - um desenvolvimento que também incomoda as empresas de construção.

O empresário imobiliário enfatiza que o aumento dos preços dos imóveis está cada vez mais não experimentado com a construção de apartamentos em Berlim. Por razões econômicas, Gröner restringiu severamente seus projetos de construção na cidade nos últimos dois anos. Ele descreve o baixo poder de compra dos Berliners como a principal razão pela qual o novo setor imobiliário não vale mais a pena.

Gröner refere -se a alternativas a Berlim e enfatiza os diferentes preços do poder de compra e do setor imobiliário em outras cidades, como Colônia, Leipzig e Karlsruhe. Ele enfatiza que as decisões políticas sobre o desenvolvimento urbano em Berlim são cada vez mais fortes ideologicamente e nem sempre se concentram nas necessidades da população.

Além disso, Gröner comenta sobre eficiência energética em moradias e peças para o uso de energia geotérmica e outras tecnologias sustentáveis. Ele alerta que as atuais medidas políticas para transição energética e eletromobilidade podem ter consequências problemáticas de longo prazo. De acordo com a avaliação de Gröner, as decisões políticas devem ser mais pragmáticas e orientadas para a solução, a fim de combater efetivamente a falta de moradia em Berlim.

Kommentare (0)