Visita pública: Biochar protege Berlim das mudanças climáticas!
Visita pública no Volkspark Jungfernheide em 15 de setembro de 2025 sobre adaptação climática. Participação gratuita, sem necessidade de inscrição.

Visita pública: Biochar protege Berlim das mudanças climáticas!
Na segunda-feira, 15 de setembro de 2025, haverá um tour público pelo Volkspark Jungfernheide. A partir das 14h00 Das 16h30 às 16h30, especialistas estarão no local para informar os visitantes sobre soluções baseadas na natureza para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Este evento é intitulado “Biochar para o Jungfernheide Volkspark como um elemento de cidade esponja” e faz parte da Semana de Adaptação Climática em toda a Alemanha (WdKA). relata a administração de Berlim.
O ponto de encontro dos interessados é a torre de água do Volkspark, localizada na Heckerdamm 260, em Berlim. A participação no passeio é gratuita e não carece de inscrição prévia.
Soluções naturais no Volkspark
A turnê apresentará diversos projetos em duas estações. Na primeira estação sobre biochar são explicadas as vantagens da utilização deste material. O biochar armazena água no solo de um prado de três hectares, aumentando a resistência ao calor. Além disso, o biochar foi inoculado com fungos, o que melhora a troca de água e nutrientes, ao mesmo tempo que liga permanentemente o carbono. A utilização de sementes locais também promove a biodiversidade sem a necessidade de irrigação ou fertilização adicional.
A segunda estação é dedicada à renovação do lago Jungfernheide. Aqui os participantes são informados sobre um projecto financiado de recuperação de água, cujo objectivo é devolver o lago a um estado quase natural. A preservação a longo prazo do lago deverá garantir a sua função como habitat, água balnear e elemento de refrigeração no clima urbano.
Adaptação climática na Alemanha
A “Semana da Adaptação Climática” é organizada como parte da Estratégia Alemã de Adaptação às Alterações Climáticas (DAS), que fornece um quadro político importante para a adaptação intersectorial às alterações climáticas. De acordo com isso Agência Federal do Meio Ambiente Já existem relatórios de progresso que atualizam as medidas dos planos de ação do governo federal. O segundo relatório de progresso sobre o DAS foi publicado e trata de 102 impactos climáticos e 13 áreas de ação.
O Ministro Federal do Ambiente também impulsionou a Estratégia Alemã de Adaptação Climática 2024, que estabelece metas mensuráveis. No total, a estratégia inclui 33 objectivos que deverão ser alcançados até 2030, alguns até 2050. Os temas das infra-estruturas, da água, do desenvolvimento urbano e do ordenamento do território desempenham um papel central. Um dos objectivos, por exemplo, é reforçar a resiliência das infra-estruturas hídricas e manter os recursos hídricos disponíveis em quantidades suficientes e de boa qualidade. explica o Ministério Federal do Meio Ambiente.
Estas medidas de adaptação climática estão agora também integradas no desenvolvimento urbano, a fim de melhor neutralizar o desafio das alterações climáticas. O evento no Volkspark Jungfernheide é apenas uma das muitas iniciativas destinadas a aumentar a conscientização sobre soluções sustentáveis e ecologicamente corretas.