Teatro musical Uma aula completamente normal”: os direitos das crianças no palco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Nos dias 14 de outubro e 25 de novembro de 2025, o centro cultural “A Rosa Branca” exibirá a peça de teatro musical “Uma Turma Completamente Normal”, que trata dos direitos da criança. As escolas de Berlim podem participar gratuitamente; Registro necessário.

Am 14. Oktober und 25. November 2025 zeigt das Kulturzentrum „Die weiße Rose“ das Musiktheaterstück „Eine ganz normale Klasse“, das sich mit Kinderrechten befasst. Berliner Schulen können kostenlos teilnehmen; Anmeldung erforderlich.
Nos dias 14 de outubro e 25 de novembro de 2025, o centro cultural “A Rosa Branca” exibirá a peça de teatro musical “Uma Turma Completamente Normal”, que trata dos direitos da criança. As escolas de Berlim podem participar gratuitamente; Registro necessário.

Teatro musical Uma aula completamente normal”: os direitos das crianças no palco!

O departamento de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (SBNE) do escritório distrital de Charlottenburg-Wilmersdorf, em cooperação com o grupo juvenil Team Klartext, está organizando duas apresentações da peça de teatro musical “Uma aula completamente normal” no centro cultural “The White Rose” em Schöneberg. Essas apresentações acontecerão na terça-feira, 14 de outubro de 2025 e na terça-feira, 25 de novembro de 2025, às 11h. As turmas das escolas de Berlim têm a oportunidade de participar gratuitamente, mas os ingressos são limitados, portanto é necessária inscrição. Isto pode ser obtido com Juliane Brix (SBNE). sbne@charlottenburg-wilmersdorf.de acontecer.

A peça de teatro musical aborda o importante tema dos direitos das crianças e sua percepção pelos alunos. As histórias dos protagonistas baseiam-se em experiências reais de estudantes de Berlim e reflectem a implementação muitas vezes inadequada dos direitos das crianças nas escolas e em casa. Por ocasião das apresentações, chama-se também a atenção para o facto de os direitos das crianças não estarem ancorados na Lei Básica Alemã. Este projeto surgiu a partir de oficinas realizadas nas escolas do distrito em 2018 sobre o tema “Direitos das Crianças, Violência Doméstica e Espaços de Medo”.

Educação para o desenvolvimento sustentável

O compromisso com os direitos das crianças e um ambiente escolar respeitoso é apoiado pela Rede dos Direitos da Criança. Isto inclui a colaboração entre várias instituições para prevenir a violência, que visa sensibilizar para os problemas sociais e motivar os jovens a ajudar a moldar uma sociedade mais justa. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar para os desafios que muitas crianças e jovens enfrentam e desenvolver empatia pelas realidades das suas vidas.

Além das apresentações, a Rede dos Direitos da Criança está a planear um meet & greet digital no dia 12 de dezembro de 2024, onde especialistas discutirão a ligação entre os direitos das crianças e a educação para o desenvolvimento sustentável. É também enfatizada a necessidade de incluir as crianças e os jovens nas decisões sobre a protecção do clima, uma vez que a crise climática também é vista como uma crise dos direitos das crianças. As ofertas e workshops mostram que a integração dos direitos das crianças na educação não é apenas uma oportunidade para o desenvolvimento escolar, mas também uma oportunidade para fortalecer a voz das crianças e envolvê-las nas questões sociais.

O projeto é apoiado por fundos estatais para a prevenção da violência orientada para os bairros, o que apoia ainda mais os esforços para promover a educação e a educação de crianças e jovens em Berlim. Os objectivos de desenvolvimento são mais do que apenas teóricos; são essenciais para moldar um futuro respeitoso e justo para a próxima geração.

Para mais informações sobre os eventos e inscrições, os interessados ​​podem acessar os seguintes links: O comunicado de imprensa da secretaria distrital pode ser encontrado em aqui, a descrição detalhada do projeto em mein-berlin.net em este link, e informações sobre os direitos da criança e o desenvolvimento sustentável também estão disponíveis no site da Rede dos Direitos da Criança em aqui.