O funcionário da Charité expõe as greves de salários justos!

O funcionário da Charité expõe as greves de salários justos!

Em 23 de maio de 2025, os funcionários da Charité Facility Management (CFM) decidiram suspender sua greve atual. Essa decisão permite as negociações com o gerenciamento da CFM, pelo qual o CFM e a linha Charité fizeram disso uma condição para um contrato. As negociações estão programadas para ocorrer na segunda e terça -feira e pretendem desenvolver um plano de etapa para aproximação ao pagamento no serviço público e melhorar as condições de trabalho.

As discussões tarifárias entre a União Verdi e o empregador estão em execução desde o início de fevereiro. Verdi pede que a maioria dos funcionários pague um pagamento de acordo com o Contrato Coletivo do Serviço Público (TVöd), que também é usado no Charité. A CFM propôs originalmente um aumento salarial de 18 % por mais de três anos, que Verdi classificou como "incapaz de consentir". Uma greve de aplicação já havia sido proclamada, que deve durar um resultado de negociação alcançável.

Background of the Strike

Desde 2006, os funcionários da CFM não receberam nenhum pagamento de acordo com o TVöd, pois os serviços de saúde foram terceirizados a um subcontratado para evitar pagamentos coletivos. Isso levou a insatisfação persistente e tensões sociais. Apesar das várias promessas dos políticos: por dentro, não houve progresso nesse assunto há anos. Os funcionários estão atualmente em um ataque indefinido há semanas, nas quais mais de 600 ataques são contados todos os dias, o que tem efeitos maciços nos processos.

A União Verdi expressa esperanças cautelosas de um acordo, especialmente no que diz respeito às condições das negociações. O pagamento bem -sucedido ao nível da TVöd significaria um aumento salarial de até 40,9 %, enquanto a CFM argumenta que um aumento de 18 % em três anos não é economicamente inaceitável. A política pediu um plano de passo para alinhar os salários para melhorar a situação.

Acordos coletivos no sistema de saúde

Nos cuidados de saúde alemães, os acordos coletivos são concluídos por várias organizações, como federais, municípios, países e empresas privadas. Nesse contexto, a situação atual dos trabalhadores da CFM é particularmente problemática, uma vez que os regulamentos tarifários são retidos a partir deles desde 2006. A partir de março de 2024, novos regulamentos tarifários para a equipe de enfermagem em hospitais se aplicarão que tenham um aumento significativo de salários.

Nos últimos anos, os salários mensais de saúde aumentaram 26,9 %, enquanto os preços dos consumidores aumentaram 25,6 % no mesmo período, o que sublinha a urgência de uma solução positiva. De acordo com os recentes acordos coletivos que se aplicam a vários grupos profissionais do sistema de saúde, os funcionários podem esperar um aumento significativo em sua remuneração, de modo que um alinhamento para os funcionários da CFM pareça ainda mais necessário.

As negociações que começam na próxima semana são aguardadas ansiosamente porque podem ser decisivas para o futuro de cerca de 3.500 CFM. Resta saber se as negociações levam a uma conclusão bem -sucedida e os conflitos de longa duração podem ser resolvidos.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)