BND Visitor Center em Berlim: Insights Espontâneos sobre o Serviço Secreto

BND Visitor Center em Berlim: Insights Espontâneos sobre o Serviço Secreto

Serviço de inteligência federal abre seus portões para todos

Berlim - O Federal Intelligence Service (BND) contará com mais transparência e também abrirá seu Centro de Visitantes para visitantes espontâneos no futuro. Esse novo conceito foi anunciado oficialmente pelo presidente do BND, Bruno Kahl, na abertura da expansão do Centro de Visitantes em Berlim.

Insight sobre o trabalho de inteligência

Desde a inauguração em novembro de 2019, o Centro de Visitantes era acessível apenas a grupos de 20 ou mais pessoas após o registro anterior. Essa restrição é agora eliminada para abordar um público mais amplo e aumentar a aceitação do trabalho do Serviço Secreto. Segundo Kahl, essa abertura é reduzir as reservas e uma melhor compreensão das tarefas e métodos do BND. Somente no ano passado, cerca de 14.000 pessoas visitaram o centro.

Medidas de segurança adaptadas

A nova abertura apresenta desafios especiais para o Serviço Secreto, já que a segurança e o sigilo ainda têm a maior prioridade no BND. Portanto, foram tomadas precauções de segurança extensas, incluindo uma nova posição de entrada e tecnologia de controle moderna, comparável às dos aeroportos. O centro de visitantes do complexo hermeticamente selado está localizado no Chausseestraße 99a.

Exposição com exposições raras

A exposição multimídia e interativa do Centro de Visitantes se estende a 400 metros quadrados. Tópicos como terrorismo, migração ilegal e proliferação são tratados. As exposições incluem um Ultra-Concentrifugue a gás para o enriquecimento de urânio, um colete explosivo original do Afeganistão e recentemente uma mochila de um funcionário do BND que esteve envolvido na apreensão do Taliban em Cabul e uma cobertura de tanque quebrada de Butcha, que é remanescente do Massacre.

Exposições históricas do Estado Islâmico

O Estado Islâmico da Milícia Terrorista (IS) também é representado por exposições raras. Uma moeda de prata da moeda do SI, feita a partir de estandes de ouro e prata saqueados, oferece informações sobre as estruturas de financiamento dos extremistas. Em 2014, é moldado por grandes partes do Iraque e da Síria sob controle e sua própria moeda.

Coordenador do Serviço Secreto Busch sobre transparência

Dagmar Busch, coordenador dos serviços de notícias do governo federal na chanceleira, enfatiza que muita restrição pode prejudicar e que a invisibilidade nem sempre é a melhor maneira, especialmente na luta por fundos domésticos e aceitação pública. A transparência e a presença em público são, portanto, mais importantes do que nunca.

Novos recursos: BND Club e mídia social

No decorrer da nova abertura, um clube do BND foi criado no centro de visitantes com uma estação de mídia social. Agora, os visitantes também podem comprar artigos de fãs, como copos com impressão BND em duas máquinas. Apesar dessas novas ofertas, a transparência dos espiões permanece limitada: a fotografia é estritamente proibida, os telefones celulares devem ser transformados no modo de vôo pelo menos.

Conclusão e Outlook

Com a abertura de seu centro de visitantes, o BND dá um grande passo em direção ao público e tenta fortalecer seu papel como fornecedor de serviços competente e confiável do governo federal. Resta ver como essa abordagem transparente influenciará a percepção e a confiança da população no Serviço Secreto a longo prazo.

- nag

Kommentare (0)