Berlim: Menos vendas imobiliárias e roubo de vendas devido a custos de construção explosivos e aumento de juros - relatório do mercado imobiliário 2022/2023

Berlim: Menos vendas imobiliárias e roubo de vendas devido a custos de construção explosivos e aumento de juros - relatório do mercado imobiliário 2022/2023

Título: Agência de vendas imobiliárias em Berlim devido a custos e juros crescentes

Legenda: os preços para condomínios e casas de família única continuam a aumentar

O atual relatório do mercado imobiliário 2022/2023 do Comitê de Especialistas para os Valores das Propriedades mostra que, devido à explosão dos custos de construção e aumento das taxas de juros no ano passado, significativamente menos propriedades foram vendidas em Berlim do que em 2021. Isso levou a uma quebra de vendas no mercado imobiliário.

De acordo com o relatório, os preços de compra de condomínios e casas de família única aumentaram na primeira metade do ano, mas voltaram um pouco na segunda metade do ano. No entanto, os preços do setor imobiliário em 2022 ainda estavam acima dos do ano anterior.

O número de vendas imobiliárias diminuiu 21 %, o que corresponde a um declínio de 21.708 "casos de compra". As vendas caíram 27 %, para 17,5 bilhões de euros.

As informações do comitê de especialistas são baseadas em contratos de compra notarial de transações de propriedades e, portanto, são as informações mais confiáveis ​​sobre o desenvolvimento do mercado imobiliário. O comitê de especialistas é composto por 44 membros independentes, incluindo especialistas em publicação e juramento, bem como funcionários imobiliários e bancários.

Apesar do declínio nas vendas e nas vendas, a Associação de Inquilinos de Berlim alerta que os preços do aluguel não diminuirão necessariamente. Em particular, os preços de compra para condomínios ainda estão em alto nível. A associação de inquilinos exige, portanto, uma maior regulamentação dos aluguéis.

O relatório também mostra que os condomínios aumentaram cinco por cento, para 5646 euros por metro quadrado de espaço de estar. O distrito de Mitte registrou os preços mais altos em 7446 euros por metro quadrado. No entanto, o número de condomínios vendidos diminuiu 22 %.

Os preços de compra para casas solteiras e duas famílias aumentaram cerca de sete por cento, para uma média de 4660 euros por metro quadrado de espaço. Em Grunewald, os preços médios mais altos foram alcançados com 12.153 euros por metro quadrado. O mais barato era uma e duas famílias em Treptow, com um preço médio de 4433 euros por metro quadrado.

A propriedade residencial recentemente construída era significativamente mais cara. Durante a primeira venda, os condomínios custam uma média de 7937 euros por metro quadrado de espaço de estar, enquanto as casas recém -construídas eram 5997 euros por metro quadrado.

Além disso, no decorrer do desenvolvimento do mercado, os valores terrestres de construção de terras para prédios, escritórios e espaço de varejo foram reduzidos em dez a 20 %, enquanto os valores padrão da terra para casas únicas e duas famílias permaneceram inalteradas. Uma redução do valor da terra significa que as parcelas de construção tendem a ser mais baratas.

Apesar do declínio nas conversões de apartamentos de aluguel em propriedades residenciais, ainda há preocupações da Associação da Companhia Habitacional de Berlim-Brandenburg (BBU). O resfriamento no mercado imobiliário não é sinônimo de uma situação aliviada para empresas habitacionais de bom estado, cooperativas ou comuns. A deterioração nas condições da estrutura de investimento e as condições de financiamento podem ter efeitos de longo prazo na oferta e preços no mercado imobiliário.

O relatório também revela que o número de apartamentos de aluguel convertidos em propriedades residenciais diminuiu 40 %, para 17.123 apartamentos. Casamento e Schöneberg foram os distritos com a maioria das mudanças de apartamentos. Os preços dos apartamentos antigos convertidos aumentaram em média 41 % se os apartamentos fossem vendidos em relação à condição livre.

A Associação de Inquilinos de Berlim exige uma melhoria na proteção contra a demissão, uma vez que o risco de notificação de auto -prior no caso de apartamentos convertidos ainda não foi proibido. Os antigos moradias sociais também são cada vez mais vendidos como condomínios, o que significa que é necessária a necessidade de ação.

Em conclusão, resta saber como a situação no mercado imobiliário está se desenvolvendo e se as diferentes tendências se influenciarão. Os crescentes custos e taxas de juros devem ter um impacto na oferta e preços.

Kommentare (0)