Berlim sob aviso de calor: o Senado está faltando o plano de ação térmica!
Berlim está enfrentando um verão quente de 2025. O Senado está trabalhando em um plano de ação térmica para minimizar os riscos à saúde.

Berlim sob aviso de calor: o Senado está faltando o plano de ação térmica!
O verão meteorológico em Berlim começou em 1º de junho de 2025, mas o plano de ação térmica urgentemente necessário do Senado ainda não está concluído. Isso não apenas afeta o capital, mas também faz parte de um grande problema que a Alemanha enfrentou com o aumento das ondas de calor desde a década de 1970, como relata o Serviço de Meteorologia Alemão (DWD). A senadora de saúde Ina Czyborra (SPD) já alerta de temperaturas que podem exceder a marca de 40 graus neste verão.
abril de 2025 trouxe temperaturas sem precedentes de até 27,4 graus e um déficit de precipitação extremo. Em vista dessas condições climáticas extremas, o Senado decidiu fornecer 100.000 euros por distrito para medidas de proteção ao calor. Isso inclui, entre outras coisas, guarda-chuvas que dão a sombra, dispensadores de água, ventiladores e linhas diretas de calor para proteger melhor a população.
Medidas de proteção atuais em Berlim
Em Berlim, sete abrigos especiais estão disponíveis de junho a agosto. Estes foram abertos no distrito de Schöneberg em 2022 e são operados pelo International Bund Berlin-Brandenburg (IB). No verão de 2024, 3.112 pessoas nesses abrigos procuravam refúgio pelo calor. Nesse contexto, Peter Bobbert, presidente da Associação Médica de Berlim, pede mais pontos de contato para grupos sem -teto e ameaçados para atender a essas necessidades especiais.O calor também é perigoso para a saúde: 52 pessoas morreram em Berlim em 2024 devido ao calor de estar e duas vezes mais em Brandenburgo. Um total de quase 6.000 mortes por calor foram contadas em toda a Alemanha em 2023 e 2024. O excelente plano de ação térmica, que originalmente deveria ser desenvolvido em maio de 2024, deve definir importantes requisitos de proteção de calor para o capital. O plano deve ser implementado na Câmara dos Deputados, mas as negociações orçamentárias para o financiamento futuro da ajuda térmica ainda não foram concluídas.
Mudança climática e seus efeitos
As temperaturas crescentes e as ondas de calor associadas não são apenas um problema local, mas um desafio global. A mudança climática feita pelo homem aumenta o efeito antropogênico da estufa, o que significa que o calor pode escapar pior da atmosfera. Esse processo aumenta a temperatura média na Terra e tem sérias conseqüências, como derretimento de gelo nos pólos ou aumento das ondas de calor que são esperadas nos próximos anos.
Essas condições climáticas extremas também podem ser favorecidas por uma corrente de jato mais fraca, que é mais lentamente removida de áreas de alta pressão, resultando em condições climáticas bloqueadas, como ondas de calor. Muitas áreas metropolitanas urbanas, que incluem Berlim, também serão particularmente afetadas. Para proteger a saúde da população, medidas abrangentes e implementação mais rápida dos planos de ação térmica são essenciais, uma vez que a necessidade e a necessidade têm sido reconhecidas há muito tempo em outras partes da Alemanha, mas geralmente são implementadas apenas lentamente.
Durante o serviço meteorológico alemão e a Agência Europeia do Meio Ambiente, um aumento nas ondas de calor na previsão de frequência, duração e intensidade, medidas de ação concreta em Berlim ainda são urgentemente necessárias para neutralizar efetivamente o risco iminente à saúde através do calor.
Em resumo, a necessidade de ação na política de proteção de calor é alta. O Senado de Berlim enfrenta o desafio de implementar os planos e medidas necessários o mais rápido possível, a fim de garantir a segurança e a saúde de seus cidadãos nos próximos verões quentes. As medidas tomadas são decisivamente apoiadas pelo nível municipal e regional, mas o foco deve estar em uma solução sustentável e permanente.