Berlim está a agir: controlos rigorosos para produtos biológicos estão a estabelecer padrões!
Berlim verá um aumento nas compras de alimentos orgânicos em 2025; 955 empresas certificadas garantem qualidade e transparência.

Berlim está a agir: controlos rigorosos para produtos biológicos estão a estabelecer padrões!
Em Berlim, a tendência para alimentos produzidos organicamente está a tornar-se cada vez mais clara. Atualmente, cerca de 955 empresas certificadas na capital oferecem produtos orgânicos, incluindo 59 empresas agrícolas que cultivam diversos produtos de acordo com a regulamentação orgânica da UE em uma área de 410 hectares. A organização e acompanhamento destas operações é da responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde e Assuntos Sociais (Lageso), que verifica se todos os fornecedores cumprem a regulamentação necessária para garantir a qualidade dos produtos biológicos. Esta informação é relatada pelo Lageso.
Existem 138 revendedores em Berlim especializados na venda de produtos orgânicos. 18 organismos de inspeção aprovados garantem que os requisitos legais para produtos orgânicos sejam realmente cumpridos. Isto tornou-se particularmente relevante após a alteração dos regulamentos em outubro de 2023, porque desde então os restaurantes, fornecedores e fornecedores de restauração fora de casa também foram obrigados a controlar e certificar ingredientes biológicos.
Monitoramento e controle
Em 2025, foi necessário tomar medidas em 90 casos contra empresas que comercializavam ilegalmente produtos biológicos, muitas vezes por desconhecimento das normas legais. Alexander Straßmeir, presidente da Lageso, enfatiza a importância deste monitoramento para garantir a confiança do consumidor na rotulagem orgânica. Neste contexto, a Lageso informa as empresas sobre as suas obrigações de defesa do consumidor.
A Lageso prevê ainda ter um stand informativo na Semana Verde, em janeiro de 2026, para dar mais informações e apresentar a variedade de produtos biológicos. O Regulamento Orgânico da UE constitui a base para a produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos. Estabelece os regulamentos-quadro para promover a concorrência leal e a transparência na agricultura biológica.
Direito orgânico e desenvolvimento da UE
As regras biológicas aplicáveis estão resumidas no Regulamento (UE) 2018/848, que é complementado por regulamentos adicionais. Estas destinam-se a garantir que a produção biológica tem em conta a elevada qualidade dos alimentos, bem como a proteção ambiental e animal. Na UE, os consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar produtos produzidos utilizando materiais e processos naturais, o que está a moldar a transição de produtos de nicho para a norma em muitas áreas. No entanto, a percentagem de alimentos biológicos na produção agrícola total da UE permanece comparativamente baixa Parlamento Europeu mostrado.
As regras e regulamentos são importantes não só para os produtores, mas também para todo o ciclo de abastecimento alimentar. Do fornecimento de matérias-primas ao processamento e do transporte à distribuição, o regulamento biológico estabelece normas que se destinam a reforçar os padrões de qualidade e a confiança dos consumidores nos produtos biológicos.
O desenvolvimento da agricultura biológica em Berlim, bem como a extensa regulamentação e mecanismos de monitorização mostram que tanto a cidade como a UE estão a fazer grandes esforços para criar um mercado justo e fiável para os produtos biológicos. Face aos próximos eventos, como o Dia Europeu do Biológico, a 23 de setembro, a importância dos produtos biológicos e dos seus benefícios é conscientemente apontada.