Berlim pede justiça: demo para Leonard Peltier para seu 80º aniversário
Berlim pede justiça: demo para Leonard Peltier para seu 80º aniversário
Solidariedade e direitos humanos: a demonstração de Leonard Peltier em Berlim
Em 12 de setembro de 2024, uma importante campanha de direitos humanos ocorreu em frente ao portão de Brandenburgo em Berlim. A Sociedade de Ameaçou Völker (GFBV) mobilizou numerosos apoiadores chamando "Leonard Peltier, Presidente Biden!" Leonard Peltier, que foi condenado por um suposto assassinato de dois agentes do FBI em 1977, está na prisão há décadas. Isso aconteceu após um incidente na Reserva de Pine Ridge, no estado dos EUA de Dakota do Sul, que foi conectado a um tiroteio. Apesar das enormes dúvidas sobre a legalidade de seu julgamento e os testemunhos chantageados, Peltier permaneceu sob custódia até hoje. Os testes balísticos não foram capazes de apoiar as alegações contra ele. Nesse contexto, a detenção persistente de políticos e organizações de direitos humanos tem sido considerada injusta. A saúde de Peltier se deteriorou consideravelmente nas últimas semanas, o que é particularmente alarmante. A falta de tratamento adequado de sua doença do diabetes levou repetidamente a tiros de emergência no hospital. O GFBV e outras organizações de direitos humanos alertam que Peltier pode ser outro exemplo da trágica tendência de "morte por meio de detenção" se nenhuma medidas imediatas for tomada.A campanha em Berlim não apenas coloca o caso individual de Peltier em primeiro plano, mas também lança uma luz sobre os tópicos mais amplos dos direitos humanos e lidando com os povos indígenas. Em seu apelo ao presidente dos EUA, Joe Biden, o GFBV pediu seu apoio a Peltier, enfatizando que isso seria um gesto de justiça e respeito pelas comunidades indígenas.
A demonstração se transformou em uma plataforma para uma grande discussão sobre os direitos dos indígenas e as reformas urgentes no sistema de justiça criminal. "O presidente dos EUA, Biden, tem a oportunidade histórica de agir ativamente contra a injustiça e mudar a vida de um homem que lutou contra a vida inteira pelos direitos dos povos indígenas", disse os organizadores do evento.
O GFBV não apenas exige um perdão das vítimas do sistema, mas também uma discussão aberta sobre o estado de direito e a preocupação com o tratamento de indígenas na adesão. Essas questões são fundamentais para defender os direitos e a dignidade de todas as pessoas.
Em resumo, pode -se dizer que a manifestação em 12 de setembro de 2024 não foi apenas um pedido para liberar Leonard Peltier. É um sinal das lutas e desafios em andamento que os povos indígenas nos EUA estão enfrentando e em todo o mundo. A comunidade em Berlim estabeleceu um sinal claro que funciona muito além dos limites da cidade.
Kommentare (0)