Empreiteiro de construção Gröner: Por que ele não se constrói mais em Berlim
Empreiteiro de construção Gröner: Por que ele não se constrói mais em Berlim
Christoph Gröner, um empreiteiro de construção bem conhecido na Alemanha, tem seus negócios em Berlim, mas não está construindo nada na capital há dois anos. Em 2020, ele generosamente doou à CDU de Berlim, mas se descreve como um social -democrata convencido. Apesar de seu compromisso com a construção ecológica, os custos de construção aumentaram drasticamente, o que dificulta a criação de espaço acessível. Os imensos preços dos imóveis em cidades como Munique e Hamburgo influenciaram fortemente os custos totais de um canteiro de obras.Berlim experimentou um aumento significativo nos preços dos imóveis nos últimos anos, o que dificulta a criação de espaço acessível. Gröner enfatiza que o principal fator para o aumento dos preços do aluguel em Berlim são os custos extremamente altos para a terra. Os custos de construção, por outro lado, compõem apenas parte dos custos totais. Embora os custos de construção tenham aumentado nas últimas duas décadas, Gröner vê o problema real da especulação com lotes escassos.
Gröner restringiu a construção de novos imóveis em Berlim nos últimos anos, porque os preços de propriedades explosivos prejudicam a lucratividade do novo edifício. Ele enfatiza que o poder de compra dos Berliners não é suficiente para cobrir os altos preços de aluguel e ao mesmo tempo para cobrir os custos de propriedade. Por esse motivo, sua empresa se aposentou do mercado imobiliário de Berlim em 2022.
O empreiteiro experiente faz sugestões para lidar com a aguda falta de apartamento em Berlim. Ele pede ao uso mais eficiente das áreas disponíveis e sugere que as seções de rodovias anteriores se sobrepreem para abrir espaço para unidades residenciais. Apesar dos desafios por meio de discussões ideológicas e resistência política, Gröner está comprometido em criar um plano mestre para promover a habitação em Berlim e remediar a falta de espaço de estar.