Entrevista com a construção do contratante Christoph Gröner: Ele logo se constrói em Berlim?

Entrevista com a construção do contratante Christoph Gröner: Ele logo se constrói em Berlim?

Christoph Gröner, conhecido como cliente na Alemanha, tem seu assento comercial em Berlim, mas não está construindo na capital há dois anos. Embora ele tenha se descrito como um social -democrata convencido, ele apoiou a CDU de Berlim financeiramente em 2020, o que poderia surpreender em vista de seu ponto de vista político.

Os enormes custos de construção, especialmente no que diz respeito aos preços do rápido aumento dos imóveis, são um obstáculo central à criação de espaço de estar acessível. Gröner deixou claro que os custos totais de espaço de vida em cidades como Munique ou Hamburgo são consideravelmente maiores do que alguns anos atrás. Em relação a Berlim, ele enfatizou que o poder de compra dos moradores não pode acompanhar os crescentes preços do aluguel, o que é cada vez mais não experimentado na capital.

Apesar de projetos de construção anteriores como o Lichtenberger Lofts ou um prédio de apartamentos em Charlottenburg, Gröner reduziu bastante suas atividades de construção em Berlim nos últimos dois anos. Isso resulta dos preços de propriedades explosivos que dificultam a implementação de projetos de construção lucrativos na cidade.

Um problema central na discussão sobre espaço de vida acessível é a ideologização do tópico por políticos de todos os partidos. Gröner enfatiza a necessidade de deixar de lado disputas ideológicas e desenvolver um plano mestre para uma construção de moradias mais rápidas. Ele alerta que, em vista da falta de moradia, a política corre o risco de que os cidadãos por desespero tendam a apoiar posições extremistas.

Kommentare (0)