Caos ferroviário na área de Berlim: RE1 ficará paralisado a partir de segunda-feira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As obras de construção na área Berlim-Wannsee levarão a restrições no tráfego ferroviário RE1 de 11 a 28 de agosto de 2025.

Bauarbeiten im Berlin-Wannsee-Bereich führen zu Einschränkungen im Bahnverkehr der RE1 vom 11. bis 28. August 2025.
As obras de construção na área Berlim-Wannsee levarão a restrições no tráfego ferroviário RE1 de 11 a 28 de agosto de 2025.

Caos ferroviário na área de Berlim: RE1 ficará paralisado a partir de segunda-feira!

A partir de segunda-feira, 11 de agosto de 2025, os passageiros da linha expressa regional RE1 deverão esperar irregularidades significativas no tráfego ferroviário. As restrições afetam especialmente a área de Berlim e durarão até 19 de agosto de 2025, por volta das 23h. As rotas afetadas incluem as conexões de Berlim-Wannsee para Frankfurt (Oder) e de Frankfurt (Oder) de volta a Berlim, bem como a rota para Brandenburg Hauptbahnhof e depois para Magdeburg Hauptbahnhof. Alto rbb24 Cancelamentos, desvios, paradas canceladas e horários de viagem alterados são esperados.

Além disso, novas interrupções são esperadas no trecho Berlim-Charlottenburg em ambas as direções para Frankfurt (Oder) e na direção de Eisenhüttenstadt no período de 18 de agosto de 2025, 4h40, a 28 de agosto de 2025, 5h00. Os passageiros são, portanto, expressamente convidados a informar-se sobre as suas ligações online ou através de aplicações móveis antes da partida.

Causas das restrições

As medidas são o resultado de extensos trabalhos de construção da DB InfraGO AG, que faz parte de um projeto maior que está programado para durar até 2026. Estas medidas de construção incluem também o troço entre Berlim Ostbahnhof e Erkner, onde também são esperados cancelamentos de comboios. Durante o período de interrupção, os trens RE1 irão parar no trecho afetado no máximo duas vezes por hora. Se aqueles que estão mudando tiverem alguma preocupação, eles podem acessar o site ODEG informar, que fornece informações adicionais.

Uma oferta de substituição é na forma de trens S-Bahn na linha S3 e demais trens RE1. Durante a hora do rush, trens adicionais também são oferecidos entre Frankfurt (Oder) e Erkner, embora ofereçam apenas um número reduzido de assentos de 400. Apesar dessas restrições, a parada da estação Fangschleuse é servida com mais frequência.

Impactos de longo prazo no tráfego

As atuais restrições fazem parte de um programa abrangente concebido para apoiar o desenvolvimento do transporte local de passageiros e do transporte ferroviário de mercadorias na região. O VDV também observou os desafios de longo prazo que a indústria enfrenta no seu relatório anual. Isto aplica-se em particular às capacidades das rotas e à necessidade de modernizar e expandir a infra-estrutura, a fim de satisfazer as necessidades futuras.

Assim que as obras estiverem concluídas, a estação ferroviária de Köpenick, atualmente gravemente afetada, funcionará como parada da linha RE1. Os passageiros devem manter-se informados sobre a alteração dos horários de viagem e outros desenvolvimentos, a fim de poderem planear as suas viagens em conformidade.