Os carros queimam após a demonstração em Berlim - Caos em 1º de maio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 1º de maio de 2025, até 18.000 pessoas demonstraram principalmente pacificamente em Berlim. Houve confrontos e prisões ocasionais.

Am 1. Mai 2025 demonstrierten in Berlin bis zu 18.000 Menschen überwiegend friedlich. Es kam zu vereinzelten Auseinandersetzungen und Festnahmen.
Em 1º de maio de 2025, até 18.000 pessoas demonstraram principalmente pacificamente em Berlim. Houve confrontos e prisões ocasionais.

Os carros queimam após a demonstração em Berlim - Caos em 1º de maio!

Em 1º de maio de 2025, as manifestações à esquerda em todo o país ocorreram em Berlim e outras cidades, nas quais mais de 25.000 pessoas participaram. O maior evento foi a "revolucionária 1ª demonstração de Mai" em Berlim, na qual participaram cerca de 15.000 e 18.000 pessoas. A situação foi inicialmente pacífica, mas houve confrontos ocasionais, entre outras coisas, garrafas foram jogadas na polícia e mais de 50 prisões foram registradas. A presidente da polícia de Berlim, Barbara Slovic Meisel, descreveu a missão como bem -sucedida e tirou uma conclusão positiva, apesar dos relatórios sobre policiais feridos e incidentes violentos durante as manifestações. Discursos pró-palestinos e slogans anti-semitas também foram ouvidos durante o evento. Esse desenvolvimento foi documentado pelo sindicato da polícia (PIB), que relatou vários serviços de emergência feridos.

Nos dias após a demonstração, vários carros queimaram em Berlim, incluindo um Porsche e outro veículo em Kienitzer Straße. De acordo com investigações iniciais, o incêndio criminoso é assumido. Esses eventos se encaixam em um contexto maior de surtos recorrentes nas demonstrações da esquerda, que foram cada vez mais documentadas nos últimos anos. A proteção da Constituição relatou um aumento nos crimes extremistas da esquerda, especialmente nas áreas de violência e incêndio criminoso, que atingiu o maior número em 2023.

Argumentos e situação de segurança

Na cidade de Gelsenkirchen e em Dortmund, também havia disputas entre os grupos esquerda e a polícia, com enfeites sendo usados. Em Dortmund, havia argumentos físicos entre um grupo de esquerda e pessoas da área de AFD. Algumas pessoas também foram presas aqui. Esses incidentes estão relacionados a um aumento do volume de segurança durante as manifestações, uma vez que a polícia foi destacada em Hamburgo com cerca de 1.800 forças e também mostrou maior presença em outras cidades. Na área dos sindicatos, o norte da Reno-Pestphalia, com mais de 300.000 participantes em faixas de DGB, também experimentaram um influxo importante.

Crimes extremistas da esquerda, de acordo com o relatório de proteção constitucional em 2023, sofreu um forte aumento. 4.248 crimes foram registrados, incluindo 727 atos de violência. O número de crimes contra a polícia também aumentou, o que indica um clima cada vez mais agressivo. O aumento de incidentes violentos e Arsons é particularmente alarmante, o que também foi visível nos eventos atuais em 1º de maio.

Demonstrações em comparação

  • Berlim: 15.000 a 18.000 participantes da demonstração "Revolucionária 1 de maio"
  • Hamburgo: Cerca de 10.000 participantes, dez mil em vários eventos
  • Dortmund: argumentos físicos com oponentes da AFD
  • Gelsenkirchen: operação policial com ativistas presos
  • Gera: NEO-NAZI MARCHA COM CONTRUTESTES

Os eventos de 1º de maio de 2025 em Berlim e outras cidades lançam uma luz sobre as tensões entre diferentes grupos políticos e os desafios que a polícia enfrenta quando se trata de manter a ordem pública. Enquanto o sindicato e os movimentos sociais geralmente demonstram pacificamente, muitos grupos extremistas de esquerda parecem violentos. Esta é uma tendência que também é sublinhada no crescimento dos violentos movimentos de esquerda e os crimes registrados. Nos próximos meses, resta ver como a situação se desenvolverá e quais medidas são tomadas para combater a escalada.

Quellen: