Encontrar excepcional no túmulo infantil da Idade da Pedra: os arqueólogos descobrem uma grande cadeia de pérolas

In Ba’ja, einem Dorf in Jordanien, haben Archäologen ein außergewöhnliches Grab entdeckt. Es handelt sich um das Grab eines Kindes aus der Jungsteinzeit, das vor über 9000 Jahren angelegt wurde. Die Überreste des Kindes wurden bereits 2018 gefunden, aber erst jetzt wurden die Funde der Öffentlichkeit präsentiert. Besonders bemerkenswert an diesem Fund ist die große Anzahl an Perlen, die im Brust- und Halsbereich des Kindes gefunden wurden. Es handelt sich um über 2500 Perlen unterschiedlicher Art, Größe und Farbe. Die genaue Anordnung der Perlen ist noch unklar, jedoch ist klar, dass sie zu einem größeren Schmuckstück gehört haben müssen. Die …
Em Ba'ja, uma vila na Jordânia, os arqueólogos descobriram um túmulo extraordinário. É a tumba de uma criança do período neolítico, criado há mais de 9000 anos. Os restos mortais da criança foram encontrados em 2018, mas apenas os achados foram apresentados ao público. O grande número de pérolas encontradas na área do peito e pescoço da criança é particularmente notável. São mais de 2500 pérolas de diferentes tipos, tamanho e cor. O arranjo exato das pérolas ainda não está claro, mas está claro que elas devem ter pertencido a uma joia maior. O … (Symbolbild/MB)

Encontrar excepcional no túmulo infantil da Idade da Pedra: os arqueólogos descobrem uma grande cadeia de pérolas

Em Ba'ja, uma vila na Jordânia, descobriu os arqueólogos um túmulo extraordinário. É a tumba de uma criança do período neolítico, criado há mais de 9000 anos. Os restos mortais da criança foram encontrados em 2018, mas apenas os achados foram apresentados ao público.

particularmente digno de nota desse achado é o grande número de pérolas encontradas na área do peito e pescoço da criança. São mais de 2500 pérolas de diferentes tipos, tamanho e cor. O arranjo exato das pérolas ainda não está claro, mas está claro que elas devem ter pertencido a uma joia maior. As pérolas consistem principalmente em pedras editadas artisticamente e também a partir de conchas de animais marinhos. Duas pérolas âmbar poderiam até ser identificadas. Os pesquisadores acreditam que a cadeia foi produzida em Ba'ja, embora alguns materiais venham de lugares distantes.

A produção de uma joia exigia artesanato meticuloso e a importação de certos materiais exóticos. Isso indica que uma rede complexa de artistas, revendedores e a elite estava envolvida. A cadeia não é apenas um artefato valioso, mas também fornece uma visão do mundo do Levante do Sul há cerca de 9000 anos.

Os achados em Ba'ja são de grande importância para os arqueólogos porque mostram como as pessoas no Levante do Sul mudaram no neolítico. Os primeiros agricultores sedentários se tornaram caçadores e colecionadores que criaram gado e grãos. A cadeia usada por uma criança ilustra o importante papel que as crianças tiveram nessa agricultura precoce.

O túmulo da criança foi baseado no tempo entre 7400 e 6800 aC. Chr. Datado. Foi enterrado sob o chão de um edifício residencial, que indica uma forma precoce do culto à morte. A adição da cadeia valiosa também mostra que a criança era de particular importância.

O achado extraordinário em Ba'ja fornece aos arqueólogos insights valiosos sobre a cultura e a vida das pessoas no neolítico. É um testemunho das habilidades de artesanato e da complexa rede que existia milhares de anos atrás. As avaliações adicionais dos achados certamente trarão muitos conhecimentos emocionantes.