80 anos de paz: Tempelhof-Schöneberg homenageou as vítimas da guerra!
80 anos de paz: Tempelhof-Schöneberg homenageou as vítimas da guerra!
Em 8 de maio de 2025, o prefeito distrital Jörn Oltmann viajou para Levallois-Perret, França, a convite do prefeito Agnes Pottier-Dumas. A ocasião foi o evento memorial no 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Essa cerimônia começou no cemitério central de Levallois, onde foram colocadas grinaldas no monumento às vítimas do fascismo, incluindo uma coroa de flores para tempelof-schöneberg. A comemoração culminou no canto das marselâmicas.Após a cerimônia, seguiu um passeio de duas horas pelo centro da cidade. Representantes da política, administração, militar, parlamento infantil e juvenil e numerosos veteranos participaram desta turnê. O evento foi um sinal simbólico da amizade estreita franco-alemã, que, tanto o prefeito Pottier-Dumas quanto o prefeito de distrito Oltmann, enfatizou como base para a compreensão européia.
A cultura da memória na Alemanha e na França
Os dias memoriais da Primeira e Segunda Guerra Mundial estão ligados na Alemanha e na França, mas moldados por diferentes lembranças e narrativas históricas. Conforme declarado em um relatório de Chemins de Mémoire, a memória da Primeira Guerra Mundial é frequentemente dominada pelas histórias dos corajosos soldados, enquanto a memória da Segunda Guerra Mundial inevitavelmente está associada aos crimes graves contra a humanidade.
Na Alemanha, o reconhecimento dos crimes socialistas nacionais se tornou mais importante desde a década de 1970. Dias memoriais como 8 de maio são controversos na Alemanha; Richard von Weizsäcker declarou o dia como um "Dia da Libertação" em 1985. Em contraste, derrota e colaboração durante a guerra são frequentemente disfarçadas na memória francesa.
Sites memoriais e processamento
Um exemplo notável dos esforços memoriais na Alemanha é o memorial no mercado atacadista de Frankfurt. Este site lembra a deportação de judeus de Frankfurt Am Main durante o socialismo nacional. Entre outubro de 1941 e setembro de 1942, cerca de 10.050 pessoas foram deportadas da estação de trem Großmarkthalle em dez relatórios de massa. Apenas 179 deles sobreviveram à Segunda Guerra Mundial.
A cidade de Frankfurt Am Main planejou um memorial em cooperação com o Banco Central Europeu e a comunidade judaica, que foi aberta em 2015. Isso não apenas comemora o assassinato dos judeus, mas também fornece informações sobre os crimes cometidos. O design vem da empresa de arquitetura Katzkaiser e contém citações de cidadãos assassinados de Frankfurt. Essas citações estão matriculadas na área do porão e ao ar livre do BCE e abordam o curso das deportações e as emoções dos afetados.
Em Frankfurt, as histórias de 12.820 judeus assassinados são documentados, 10.231 dos quais foram deportados de trem. A área publicamente acessível do memorial oferece aos visitantes a oportunidade de lidar com o passado e entender as dimensões do crime.
No geral, o evento memorial em Levallois-Perret e as atuais iniciativas de comemoração na Alemanha ilustram o valor da cultura da memória e seu papel no cenário político de ambos os países. A amizade franco-alemã é fortalecida por celebrações memoriais comuns e pode ser vista como um modelo para superar conflitos históricos.
8 de maio e dias memoriais similares não são apenas uma oportunidade de comemorar o passado, mas também uma oportunidade de lembrá -lo da importância da paz e da unificação européia. Como Angela Merkel enfatizou em 2009 na inflamação da eterna chama memorial do soldado desconhecido, a comemoração é um componente central de futuras relações políticas.
Em resumo, essa abordagem mostra que a memória dos horrores do passado pode ser vista como parte de um projeto maior para criar uma Europa unida e pacífica.Para obter mais informações sobre o evento memorial em Levallois-Perret, leia o artigo sobre wikipedia Informações sobre celebrações comemorativas comuns estão disponíveis em chemins de memoire .
Details | |
---|---|
Ort | Levallois-Perret, Frankreich |
Quellen |
Kommentare (0)