20 anos após o tsunami: comemore em Berlim pelas vítimas!
Em 26 de dezembro de 2024, as pessoas em Berlim lembraram às pessoas um serviço memorial às 43 vítimas de tsunami da região.

20 anos após o tsunami: comemore em Berlim pelas vítimas!
Em 26 de dezembro de 2024, várias dezenas de pessoas se reuniram em Berlim para um serviço memorial em movimento para lembrá -lo do devastador desastre do tsunami em 2004. Este desastre natural exigiu mais de 230.000 vidas humanas, incluindo 43 de Berlim e Brandenburgo. A paróquia do alt-tempelof e os cuidados pastorais de emergência organizou a cerimônia na igreja da aldeia de Alt-Tempelhof, liderada pela vice-superintendente Martina Steffen-Elis, que ela mesma estava em ação como pastor de emergência. "É importante que os nomes das vítimas não sejam esquecidos, porque também continua sendo o sofrimento do povo", disse Steffen-Elis.O serviço abrangeu momentos tocantes, como cantar juntos "Hallelujah" e ler textos bíblicos, como o Salmo 22: "Meu Deus, eu chamo você no dia, mas você não dá uma resposta". Após a cerimônia, as grinaldas foram colocadas e as velas ficaram inflamadas à pedra memorial simbólica no cemitério, que foi construída em 2005. Esses gestos solenes devem doar o consolo sobrevivente e manter a memória do falecido vivo, como rbb24 relatou.
Uma receita inesperada de terror
Martina Steffen-Elis ousou olhar para os terríveis eventos de 20 anos atrás e contou sobre as experiências inesquecíveis que teve no apoio aos parentes. Naquela época, a alegria do Natal foi subitamente sobreposta pelo inferno dos tsunamis. "As pessoas que queriam viajar para relaxar experimentaram uma catástrofe incrível", lembra Steffen-Elis. Em uma entrevista com DomRadio.de Ela continuou como a maioria não foi a maioria no desastre e que muitas muitas posteriores. "Ninguém sabia o que era um tsunami e como ele se anuncia", disse o pastor de emergência. O evento não apenas serviu à memória, mas também para dar voz às vítimas e manter suas histórias vivas.