Futuro do TPI: Apenas um licitante luta pelo tesouro cultural de Berlim!
O Senado de Berlim procura investidores para o TPI, a fim de revitalizar a arte e a cultura. Decisão até julho de 2026.

Futuro do TPI: Apenas um licitante luta pelo tesouro cultural de Berlim!
O Senado de Berlim fez progressos na procura de um novo operador para o Centro Internacional de Congressos (ICC). Depois de o ICC ter estado praticamente vazio durante mais de dez anos, um consórcio de várias empresas foi seleccionado como único candidato para a próxima fase do processo de aquisição. Isto foi feito por berlim.de relatado.
O conceito de uso planejado do consórcio se concentrará em arte, cultura, indústrias criativas, inovação, tecnologia, bem como no setor de congressos e eventos. Todos os outros candidatos não cumpriram suficientemente os requisitos do concurso e não foram admitidos à fase seguinte. A identidade das empresas do consórcio permanece em segredo da Administração do Senado; No entanto, trata-se de empresas das áreas de construção, arquitetura, desenvolvimento de projetos e tecnologia de construção, como rbb24.de notas.
Próximas etapas do processo de aquisição
O consórcio selecionado tem até o final de abril de 2026 para desenvolver um conceito detalhado de utilização do ICC. A decisão sobre a adjudicação do negócio deverá ser tomada em julho de 2026. Um júri composto por 14 membros, composto por especialistas das áreas da arquitetura, cultura e preservação de monumentos, fará a recomendação do prémio.
No âmbito do processo de conceção, o futuro operador compromete-se a renovar, renovar e, se necessário, converter o edifício. O terreno onde está localizado o TPI, bem como a propriedade adjacente em Messedamm 9, continuam a ser propriedade do Estado de Berlim e são concedidos ao abrigo de um arrendamento de 99 anos. Além disso, um novo edifício de até 80 metros de altura poderá ser construído na propriedade Messedamm 9. O antigo estacionamento do ICC poderá ser substituído por um novo edifício que não pode ser superior ao ICC listado.
Resenhas históricas e significado atual de “arte”
O ICC, inaugurado em 1979, já foi considerado um dos centros de convenções mais importantes do mundo. Em 2014 teve que ser encerrado devido a problemas técnicos e elevados custos operacionais. Em 2019 foi finalmente adicionado à lista de monumentos de Berlim como monumento arquitetônico. Estes desenvolvimentos realçaram a necessidade de novas abordagens à utilização e revitalização do TPI. A ligação à “arte” não é puramente formal, mas sublinha a intenção de criar ofertas culturais inovadoras que possam reavivar o interesse pelo edifício.
O próprio termo “arte”, que significa “conhecimento, habilidade” em alemão baixo médio e “*kunstiz” proto-germânico, tem inúmeras dimensões culturais. Em várias línguas, incluindo o dinamarquês e o norueguês, encontram-se termos semelhantes que reflectem a importância universal da arte como expressão do conhecimento e da habilidade humana, ao mesmo tempo que realçam a desvantagem dos conceitos de planeamento para o ICC no foco do evento e das indústrias criativas, bem como www.wikitionary.org informado.