Nomes de rua sob a lupa: Berlim homenageia mulheres e lutas contra preconceitos

Nomes de rua sob a lupa: Berlim homenageia mulheres e lutas contra preconceitos

Berlin, Deutschland - Nos últimos anos, um discurso intensivo se desenvolveu em Berlim sobre a nomeação e a renomeação das ruas. Essa mudança geralmente se deve à história e às biografias do homônimo, especialmente se estiverem conectadas com antecedentes antidemocráticos. O crescente interesse em renomear é particularmente impressionante, que é reforçado por uma consciência alterada da discriminação na população. Nesse contexto, dois distritos estão ativamente comprometidos em nomear uma rua ou um lugar após o Holocausto Surviving Margot Friedländer, que indica o diálogo fortalecido sobre a responsabilidade histórica. De acordo com rbb24 Historicamente falando, a renomeação foi realizada principalmente em tempos de revoltas políticas, como após a Segunda Guerra Mundial ou a vez. Em Berlim, a proporção das ruas nomeadas por pessoas varia significativamente entre os distritos. Pankow tem apenas 9% dessas estradas, enquanto Friedrichshain-Kreuzberg tem quase 50%. As desigualdades também são impiedosas na distribuição de gênero; Apenas cerca de 5% das ruas têm o nome de mulheres em comparação com homens com 29%. Essa injustiça se reflete no fato de que a maioria das honras foi reservada para homens de elite política, militar ou cultural.

Renomeação atual de tendências

Nos últimos anos, uma tendência se estabeleceu de que muitos distritos preferem os nomes das mulheres quando as ruas são chamadas. Em Friedrichshain-Kreuzberg, foi decidido em 2005 apenas homenagear as mulheres como homônimo até que uma distribuição de paridade fosse alcançada. Pelo menos 25 ruas foram renomeadas em Berlim nos últimos dez anos, com a crescente conscientização sobre o problema dos nomes honrosos. Isso é expresso em uma lista de nomes controversos de rua com contexto anti -semita e mostra que muitos debates sobre renomeação ainda são iminentes. A estrutura legal para a renomeação é o §§ 5 da Lei da Rodovia de Berlim, que é permitida em certos casos - especialmente no caso de nomes negativamente sobrecarregados.

Um exemplo da complexidade da renomeação é o processo longo, desde a iniciativa até a implementação real. A renomeação de Treitschke-Straße em Betty-Katz-Straße levou 25 anos. Nesse processo, muitas vezes existem obstáculos burocráticos e dificuldades na comunicação com os moradores que podem levar a atrasos. No momento, pelo menos oito renams foram decididos em Berlim, mas ainda não foram implementados e mais oito aplicativos estão disponíveis.

debates sobre contextualização histórica

A discussão sobre reformas de estradas não se limita a Berlim, mas também ocorre em outras cidades como Munique, Mainz e Koblenz. Os debates geralmente se estendem à revisão de nomes históricos que representam personalidades problemáticas. Por exemplo, o Pacelliallee em Berlim, em homenagem a Eugenio Pacelli, um papa que ajudou os-tomadores de nazistas ajudou, a serem discutidos na discussão pública. Os contextos históricos dos nomes das ruas geralmente não são suficientemente levados em consideração, o que leva a protestos e demandas por renomeação, como na discussão sobre Mohrenstrasse em Radebeul ou as demandas de Julien Reitzenstein, para renomear a Pacelliallee em Golda-Meir-Allee, como zeit.de .

O conceito de questionar os nomes históricos requer um bom sentimento para as mudanças sociais e reconhece a agenda política do respectivo tempo. Alguns críticos alertam que os debates guiados poderiam representar o primeiro passo em direção a uma renomeação de distritos inteiros de longo alcance, como enfatizou o líder do grupo parlamentar da CDU em Kreuzberg, Timur Husein. Assim, as revales se tornam um espelho de uma sociedade em mudança e seus valores.

Como os exemplos de Neukölln Show, a renomeação também é entendida como um sinal de memória das vítimas de violência e o reconhecimento de suas realizações. Nesse contexto, a cabeça de rola em Roland-Krüger-Straße e Morussstraße em Uwe-Lieschied-Straße foi renomeada em 27 de fevereiro de 2025. Esses renams não são apenas significativos de uma perspectiva histórica, mas também um ato de solaridade que é percebido em relação a experimentos e publicitários. O prefeito de distrito Martin Hikel, que participou da celebração da renomeação, referiu-se a medidas como um enriquecimento da cidade e sua história, como "https://www.deutschlandfunk.deschichte- Der-Dem-prueftnd-ebatte-ueber-100.html" Class) "

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)