Reforma tributária: mais justiça para mulheres que trabalham em Berlim

Reforma tributária: mais justiça para mulheres que trabalham em Berlim

Reforma tributária: um passo em direção a mais oportunidades iguais para as mulheres

Berlin (OTS)

O debate contínuo sobre as classes tributárias na Alemanha não apenas levanta questões de justiça, mas também tem um impacto direto na motivação profissional de muitas mulheres. Mulheres particularmente casadas que trabalham na parte -tempo geralmente se vêem em uma posição financeiramente desvantajosa quando enviam uma declaração de imposto de renda juntamente com o parceiro e escolheu as classes tributárias 3 e 5.

Origem do problema

Nesta constelação, a sensação de que sua própria carga de trabalho dificilmente vale a pena, uma vez que o parceiro com a renda mais baixa beneficia visivelmente menor da renda comum. A escolha das classes tributárias mostra claramente suas desvantagens, especialmente para mulheres que estão em relações de emprego na parte em tempo. Um resultado comum é a decisão de não aumentar o horário de trabalho, porque as horas adicionais são percebidas como economicamente pouco atraentes.

Reformas na lei tributária

O governo federal sob a coalizão do semáforo agora traz uma lufada de ar fresco a esse tópico. É iniciada uma reforma fundamental que mantém a divisão do cônjuge existente, mas deseja abolir as atuais classes tributárias 3 e 5 no médio prazo. No futuro, a classe 4 tributária deve se tornar a regra usando um procedimento fatorial. Esse novo regulamento garante que a vantagem tributária seja distribuída de maneira mais uniforme aos dois parceiros, para que ambos se beneficiem da tributação todos os meses.

Por que essa reforma é importante

Essa abordagem de reforma não é coincidência. Instituições como a Comissão da UE e a OCDE apontaram cada vez mais a necessidade de promover o potencial de aquisição das mulheres. Em vista da escassez existente de trabalhadores qualificados na Alemanha, é ainda mais importante abrir os mercados de trabalho para todos os talentos e incentivar as mulheres em particular a mudar para o tempo completo ou para posições bem pagas. Essa reforma tributária pode ser a chave para reduzir essas barreiras e maximizar a oferta trabalhista.

O caminho para a frente

O primeiro passo é feito, mas esse deve ser o começo de reformas mais distantes e de alcance. A Alemanha continuará sendo confrontada com os desafios de uma escassez de trabalhadores qualificados, que devem ser abordados por uma combinação de imigração qualificada, cuidados infantis aprimorados e treinamento intensivo e educação adicional. No entanto, as reformas tributárias são um componente central. Esta é a única maneira de trazer uma mudança sustentável que é vantajosa não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade.

- nag

Kommentare (0)