Esporte como terapêutico: como o movimento contra o sofrimento psicológico ajuda
Descubra como o esporte pode influenciar a psique positivamente e quais limites existem nas doenças mentais. O professor Dr. Jens Plag, do Oberberg Fachklinik Potsdam, explica as conexões entre atividade física, terapia e mentalmente bem -estar. Descubra as vantagens do esporte como um suplemento à psicoterapia!

Esporte como terapêutico: como o movimento contra o sofrimento psicológico ajuda
O esporte pode inspirar a alma! Em uma palestra inspiradora, o professor Dr. Med. Jens Plag, médico sênior da Clínica Especialista de Oberberg, Potsdam Brandenburg, as idéias médicas sobre o papel do esporte em doenças mentais. O acesso ao poder do movimento não é apenas uma maneira de manter a forma fisicamente, mas também pode ser a chave para fortalecer a psique!
As informações mais recentes mostram: o movimento é mais do que apenas um "fenômeno do leito de sensação". De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), está provado que a atividade física contribui para fortalecer o sistema cardiovascular e combater o excesso de peso. Mas isso não é tudo! Os pesquisadores descobriram que as pessoas que são regularmente ativas sofrem de doenças mentais. O professor Plag enfatiza: "Sabemos desde os anos 90 que o movimento tem um impacto positivo no bem -estar e que doenças como depressão ou transtornos de ansiedade podem se afastar".
Como o esporte levanta o humor
Mas como esse milagre funciona? Quando se trata de se exercitar, o corpo libera substâncias mensageiras como serotonina e dopamina. Esses hormônios são de verdade real, promovem a concentração e aumentam o desempenho! Um grande número de estudos desde o início dos anos 2000 mostrou que o treinamento de resistência e força, bem como atividades como yoga ou tai-chi, pode representar formas eficazes de terapia. A mensagem é clara: quanto mais intenso e mais longo os exercícios, melhor o efeito terapêutico!
Mas aqui vem o problema: o esporte não é uma panacéia! O efeito positivo geralmente só é evidente após uma longa regularidade no treinamento. Especialmente com sérios problemas psicológicos, como a depressão, o primeiro passo geralmente é uma grande luta! Até a tração pode parecer elevar um peso de toneladas. O professor Plag explica: "Para muitos dos afetados, é necessário primeiro receber apoio psicoterapêutico ou de drogas para iniciar o esporte". Portanto, o truque é usar o movimento após o processo de terapia inicial como uma adição valiosa.
O Oberberg Specialist Clinic Potsdam Brandenburg é um lugar onde as pessoas são tratadas com sofrimento mental. Aqui você encontrará o apoio necessário sob a direção do professor Plag e sua equipe. A terapia esportiva é usada integrativa para promover a recuperação e aumentar o bem -estar. Ficou curioso? Visite o site da Clínica Especialista Oberberg Potsdam e descubra como o esporte pode mudar a vida!
Mais informações sobre a clínica: Oberberg Fachklinik Potsdam