Langhanskiez torna-se móvel: Pankow convida você para a reforma dos transportes!
O escritório distrital de Pankow convida você a participar do conceito de tráfego e mobilidade do Langhanskiez - evento principal em 23 de setembro de 2025.

Langhanskiez torna-se móvel: Pankow convida você para a reforma dos transportes!
Em 22 de setembro de 2025, o escritório distrital de Pankow está convidando as pessoas para uma série de eventos de participação para desenvolver um novo conceito de tráfego e mobilidade para a área de redesenvolvimento e desenvolvimento de Langhansstrasse. O evento principal acontecerá na terça-feira, 23 de setembro de 2025, às 18h. no auditório da Escola Heinz Brandt, Langhansstraße 120, 13086 Berlin Pankow. Os cidadãos são convidados a expressar as suas opiniões e a participar num workshop que abordará os resultados iniciais do conceito.
Nos dias seguintes, serão oferecidas novas consultas na loja distrital na Jacobsohnstrasse 21 para visualização dos resultados já desenvolvidos. Eles acontecerão na quarta-feira, 24 de setembro de 2025, a partir das 14h. às 18h; na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, no mesmo horário; na sexta-feira, 26 de setembro de 2025, entre as 10h00 e as 13h00; e no sábado, 27 de setembro de 2025, das 10h00 às 14h00. A partir de 24 de setembro de 2025, uma participação online de três semanas também será oferecida em mein.Berlin.de para permitir uma participação mais ampla da população.
Metas e medidas do conceito
A equipa de especialistas HOFFMANN LEICHTER e GROUP PLANWERK desenvolveram um grande número de propostas de medidas que se concentram na melhoria do tráfego pedonal, ciclismo, moderação do tráfego, segurança rodoviária, acessibilidade, bem como qualidade de vida e vegetação. O objetivo do conceito é melhorar a situação do trânsito no bairro de Langhans e reduzir a carga do tráfego automóvel. Os residentes enfrentam actualmente elevados níveis de poluição sonora e atmosférica. Há também falta de instalações seguras para ciclistas e pedestres, bem como de espaços recreativos e verdes.
O Langhanskiez será redesenhado para promover a caminhada e o ciclismo em particular e para aumentar a qualidade da estadia. Estão planejados novos espaços verdes e a conversão da Heinersdorfer Straße em uma rua para bicicletas e climatização. Estas medidas fazem parte de um plano mais amplo que também irá reduzir o número de lugares de estacionamento para criar mais espaço para peões, ciclistas e espaços verdes urbanos. Atualmente, apenas 26% dos 17.100 residentes possuem carro próprio, enquanto cerca de 3.000 vagas de estacionamento público estão disponíveis.
Política de transportes em contexto
A mais recente abordagem à gestão do tráfego faz parte do esforço contínuo do Senado de Berlim para melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais amiga do ambiente. O quadro de ação estratégica StEP MoVe, decidido em 2021, visa abrandar o tráfego de veículos e concentrar-se na expansão da rede ambiental de peões e ciclistas, autocarros e comboios. O plano é aumentar a quota da rede ambiental de 74% para 82% até 2030, o que também inclui medidas para introduzir uma zona de emissões zero, na qual apenas veículos com motores limpos poderão entrar no futuro.
Para implementar estes planos, estão a ser consideradas muitas medidas de controlo de tráfego. Isto inclui a conversão de várias ruas em ruas de mão única e o fechamento de partes da estrada ao tráfego de automóveis, especialmente perto de creches e escolas. Estão previstas novas melhorias na segurança rodoviária através de novas passadeiras, ilhas centrais e ciclovias protegidas.
Estes esforços empenhados para transformar Langhankiez e melhorar a situação do trânsito fazem parte de uma visão mais ampla para a mobilidade sustentável e social em Berlim, que deverá satisfazer as necessidades dos residentes não só hoje, mas também no futuro.