Lute contra o calor: € 100.000 para ilhas sombrias inovadoras!
Lute contra o calor: € 100.000 para ilhas sombrias inovadoras!
Em 19 de junho de 2025, o Departamento de Mobilidade, Transporte, Proteção ao Clima e o meio ambiente anunciaram subsídios importantes de até 100.000 euros para projetos na área de proteção de calor. O objetivo desta iniciativa é promover medidas e prevenção de saúde, a fim de combater os desafios de altas temperaturas com mais eficácia. A chamada do projeto foi lançada pelo Escritório de Planejamento e Coordenação de Desenvolvimento de Qualidade para Saúde Pública (QPK) do Escritório Distrital de Treptow-Köpenick e é destinado a instituições sociais, associações e iniciativas sem fins lucrativos interessadas no desenvolvimento de planos de ação térmica e medidas preventivas. Atenção especial é dada ao projeto piloto "testando as ilhas sombrias na praça am kaisersteg" em Oberschöneweide, que está planejado para 2025.Os custos financiados podem cobrir os custos de pessoal e material, incluindo o honorário de sensibilizar a população para medidas de proteção de calor e a concepção por um escritório de arquitetura paisagística. Um dos critérios de inscrição é que os esboços do projeto enviados atendem aos requisitos específicos da chamada.
Estratégias municipais contra o calor
Na Alemanha, os estados e os municípios federais são responsáveis pelo desenvolvimento de medidas de calor e pela criação de planos de ação térmica. Esses planos de ação visam proteger a população de fases de calor extremas e incluem várias medidas baseadas nas necessidades locais. As recomendações de ação para isso já foram desenvolvidas pelos governos federais e estaduais em 2017 e são baseados em uma diretriz da OMS.
As medidas que podem ser incluídas nos planos de ação térmica são diversas. Eles variam de novos conceitos de design urbano à promoção do City Green a ações de sombreamento de curto prazo. Os processos de ação especiais em instalações de saúde e cuidados e campanhas de informação também fazem parte da extensa estratégia, que também está se tornando cada vez mais importante para os municípios com seus próprios planos de ação térmica. De acordo com o Ministério federal da saúde , medidas como monitoramento e desenvolvimento de conceitos individuais são necessários para garantir uma resposta apropriada ao calor.
O papel do Instituto Alemão de Estudos Urbanos
Por ocasião dos crescentes desafios das mudanças climáticas, o Instituto Alemão de Estudos Urbanos (DIFU) descobre que o número de dias quentes está aumentando nas cidades alemãs. Grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, estão particularmente em risco. Para melhorar a provisão de calor nas cidades, o DIFU publicou a publicação "Planos de ação de calor na prática municipal", que oferece recomendações orientadas para a prática para o desenvolvimento de tais planos de ação. O Dr. Moritz Ochsmann, gerente de projetos da DIFU, enfatiza a importância desses planos para coordenar melhor medidas preventivas e ajuda aguda e integrar vários departamentos.
A publicação também contém avaliações qualitativas dos planos de ação térmica existentes e oferece uma valiosa troca de experiência entre cidades como Düsseldorf, Karlsruhe, Dresden e Colônia. Com o "Calendário HAP", também é apresentado um planejador anual, que permite o planejamento de tempo para medidas como sensibilização e ofertas adicionais de treinamento e baseia -se em processos administrativos alemães. Essas iniciativas são cruciais para preparar melhor a Alemanha para as temperaturas crescentes e, finalmente, proteger a saúde da população.
Details | |
---|---|
Ort | Oberschöneweide, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)