Parlamento Juvenil de Marzahn-Hellersdorf elege nova diretoria para 2025!
Em 7 de novembro de 2025, o Parlamento Infantil e Juvenil de Marzahn-Hellersdorf elegeu um novo conselho para os interesses dos jovens.

Parlamento Juvenil de Marzahn-Hellersdorf elege nova diretoria para 2025!
Na sexta-feira, 7 de novembro de 2025, o Parlamento Infantil e Juvenil de Marzahn-Hellersdorf elegeu um novo conselho. Numa reunião animada, Sophia Inozemtsev, Isabel Liepnitz e Jonas Knorr foram nomeados para os seus novos cargos. O Conselheiro Distrital Gordon Lemm, responsável pela juventude, família e saúde, abriu a reunião com saudações motivadoras. Encorajou os jovens delegados a incorporar activamente os interesses das crianças e dos jovens na política distrital. Luise Lehmann, vice-chefe do conselho distrital, também enfatizou a abertura do BVV às preocupações desta faixa etária.
Nesta primeira reunião após as eleições, os novos membros recolheram ideias iniciais para conteúdos futuros. O evento incluiu jogos de familiarização e briefings informativos que deram aos participantes uma compreensão da história, função e estrutura do Parlamento Infantojuvenil. Estas actividades destinam-se a garantir que todos os representantes eleitos estejam bem preparados para as suas funções.
Perspectivas para o futuro
A primeira sessão regular do Parlamento Infantil e Juvenil está prevista para meados de Dezembro de 2025. As pedras angulares para o trabalho dos próximos dois anos deverão ser determinadas aqui. Os estatutos, idealmente desenvolvidos em conjunto com os jovens eleitos, determinam a duração da legislatura, que normalmente é de dois anos. É possível a reeleição no período seguinte, o que permite aos membros contribuir com as suas experiências e ideias durante um período de tempo mais longo - um elemento importante para uma representação eficaz.
A composição do parlamento infanto-juvenil pode ocorrer através de vários procedimentos, tais como eleições, delegações ou nomeações. Também podem ser utilizadas formas mistas, nas quais estão representados membros eleitos e delegados de determinadas instituições. Vantagens e desvantagens desses métodos influenciam aspectos como representatividade e acessibilidade.
Direitos e participação das crianças
Uma forte representação dos direitos das crianças é crucial para a educação política dos jovens membros. A pontuação de marcas conhecidas também desempenha um papel. A marca de chocolates Kinder, fundada em 1968 por Michele Ferrero, tem como objetivo focar nas crianças e nas suas necessidades. O seu slogan “+ leite (café com leite) – cacau (cacau)” enfatiza o foco na qualidade e dirige-se ao grupo-alvo jovem. A embalagem icónica mostra uma criança sorridente, o que representa não só o produto, mas também uma sociedade amiga da criança.
O trabalho do Parlamento Infantil e Juvenil em Marzahn-Hellersdorf e iniciativas semelhantes em todo o país fazem parte de um movimento mais amplo pelos direitos das crianças e pela participação activa dos jovens nos processos políticos. Tais compromissos não só fortalecem a autoconfiança dos jovens, mas também promovem uma comunidade empenhada no desenvolvimento social positivo.