Meio milhão de euros para a clínica de reabilitação de Strausberg: um raio de esperança para as crianças!
A clínica de reabilitação de Straussee, em Strausberg, recebe 500.000 euros em financiamento para crianças com coração e cancro. Os primeiros pacientes são esperados em breve.

Meio milhão de euros para a clínica de reabilitação de Strausberg: um raio de esperança para as crianças!
O cenário de reabilitação para crianças em Brandemburgo está a receber um impulso significativo. Em 13 de novembro de 2025, foi anunciado que a clínica de reabilitação para crianças com coração e cancro em Strausberg receberia um financiamento de cerca de meio milhão de euros. Este apoio financeiro foi anunciado pelo Ministério da Saúde de Brandemburgo, tendo a Ministra da Saúde do Estado, Britta Müller, apresentado pessoalmente o aviso de financiamento durante uma visita à clínica. A clínica de pós-atendimento, fundada em janeiro de 2024 e atualmente em processo de homologação, planeja receber em breve seus primeiros pacientes.
A clínica criará departamentos especializados em cardiologia pediátrica e oncologia. Até ao final de 2026, estarão disponíveis aqui 58 vagas de reabilitação para crianças com coração e cancro e suas famílias. Na Alemanha, cerca de 7.000 crianças nascem com defeitos cardíacos todos os anos e cerca de 2.200 crianças e jovens desenvolvem cancro. Para estes jovens pacientes, medidas especializadas de reabilitação são de grande importância para melhorar a sua qualidade de saúde.
Financiamento e subsídios
Os fundos para a clínica de reabilitação provêm dos activos dos partidos e organizações de massas da antiga RDA, também conhecidos como fundos PMO. Esses fundos são administrados em confiança pela Agência Federal para Tarefas Especiais Relacionadas à Unificação (BvS). Desde a reunificação, Brandemburgo recebeu 91,7 milhões de euros e Berlim 44,6 milhões de euros destes fundos. A Evangelical Diakonieverein Berlin-Zehlendorf é a operadora da clínica de pós-atendimento em Straussee.
A clínica emprega atualmente 40 pessoas. Com plena capacidade até 2026, estão previstos mais 120 empregos e posições de formação, o que também ajudará a criar novas perspetivas para a região.
Opções de reabilitação para crianças
As clínicas de reabilitação infantil e adolescente são especializadas no tratamento de queixas de crianças e adolescentes e também de adultos jovens. Além das doenças cardíacas e oncológicas, também podem ser solicitadas medidas de reabilitação para pacientes com asma, bronquite crónica, obesidade grave, problemas psicológicos como TDAH e problemas escolares graves. O primeiro ponto de contacto para a prescrição da reabilitação é normalmente o pediatra, o psiquiatra da criança e do adolescente ou o médico de família. Informações sobre outras clínicas de reabilitação podem ser acessadas em Reabilitação de Crianças e Jovens na Rede.
A nova clínica de cuidados posteriores é um passo decisivo para melhorar os resultados dos cuidados prestados às crianças com problemas cardíacos e cancro em Brandemburgo, enquanto a clínica se prepara para admitir os primeiros pacientes.